Ontem, no dia 27 de outubro, no Auditório da Faculdade Estácio em Florianópolis foi realizado o Seminário Viver Sustentável, evento integrado com a Semana Lixo Zero. O seminário contou com a participação de 300 pessoas, entre eles aluno da Estácio, alunos de outras universidades, representantes de ONGs, órgãos públicos e empresários. Todos envolvidos e engajados com a preservação do meio ambiente.
Renomados artistas promoveram a reflexão por meio da arte. A Atrapatrupe de teatro abriu o evento encantando a todos com a mensagem bem-humorada sobre reduzir, reutilizar e reciclar. Já o talento do grande músico Giu One Man Band, surpreendeu o público e deixou aquela sensação de “quero mais”. Giuliano Valentini toca múltiplos instrumentos ao mesmo tempo e muitos deles feitos com material reciclado. Ao final do evento o Maracatu Arrasta Ilha emocionou a todos com o seu tocante batuque e explosão de energia. A mediação foi realizada pela Silvia Luz, responsável pelos projetos de protagonismo do Social Good Brasil.
As palestras trouxeram diversos exemplos sobre construções sustentáveis, avaliação de desempenho sustentável para a indústria, programa de reciclagem de óleo de cozinha – Reóleo, aproveitamento integral dos alimentos, como viver sem produzir lixo, preservação e limpeza dos oceanos, Parque Ambiental da Engie e o exemplo da empresa Tricilos de São Paulo, certificada pelo Sistema B, sendo este um movimento global que pretende redefinir o conceito de sucesso nos negócios e identificar empresas que utilizem seu poder de mercado para solucionar algum tema social e ambiental.
A ACIF tem como objetivo ampliar cada vez mais o diálogo, a reflexão e a busca de medidas práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável de Florianópolis.