A partir desde domingo, dia 06 de novembro, os usuários da região Sul devem incluir o nono dígito nas ligações para telefones móveis. O objetivo dessa mudança é ampliar a disponibilidade de números na telefonia celular de 37 milhões para 90 milhões de novas variações.
Os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul são os últimos do país a aderir o novo sistema, que começou sendo implementado em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e outros.
Mas fique tranquilo, até o dia 15 de novembro você poderá realizar ligações com apenas oito números, elas continuarem sendo completadas. Depois desta data as ligações serão interrompidas com uma mensagem solicitado e informando a mudança do nono dígito.
Os números fixos não sofrem alterações, mas para realizar uma ligação do telefone fixo para móvel será necessário acrescentar o dígito 9 no número antigo do celular.
O maior desafio dos usuários será atualizar toda a lista de contatos e isso deve ser feito pelo próprio ou por meio de aplicativos.
- Separamos dois apps gratuitos para ajudar, confira:
Embratel 9º Dígito
Além de atualizar os números, padroniza o formato com a operadora de longa distância 21 da Embratel. Pode ser usado por clientes de outras operadoras.
Disponível para iOS e Android
9BR (nono dígito BR)
Trabalha com qualquer operadora.
>>
O que acontece com o WhatsApp?
O aplicativo irá vincular o novo dígito automaticamente, você não precisará fazer nada.
Eles prometeram fazer todos os ajustes, para não haver necessidade de criar uma nova conta. Mas fique atento, em alguns casos, é possível que você veja duas conversas para um mesmo contato, com a diferença do nono dígito. Nestes casos você deve utilizar a conversa com o número modificado.
Compartilhe esta informação com seus amigos e não perca o contato! 😉