Loading...

Dicas para resolver problemas com clientes

1 de fevereiro de 2017 - ACIF, Comunicação, Marketing e Venda, Economia, Finanças e Contabilidade, Empreendedorismo e Negócios

Dicas para resolver problemas com clientes

Toda empresa em algum momento precisa lidar com a insatisfação e reclamações, seja com relação a algum produto ou serviço oferecido e para minimizar o desconforto é essencial que seu colaborador na posição de atendimento saiba lidar com esta situação.

Esta pessoa precisa mostrar ao cliente que ele vai ter a ajuda que deseja, e ao mesmo tempo, encontrar uma solução que seja positiva também para empresa.

A colunista da Inc. Vanessa Merit Nornverg dá três dicas para preparar qualquer pessoa da equipe para resolver problemas.

  1. Ouça primeiro, fale depois

Conflitos podem causar medo. Por isso, quando seu empregado se deparar com um cliente raivoso, é normal a vontade de interromper o consumidor ou fugir. Mas nenhuma dessas atitudes são boas. O correto é ouvir o consumidor com atenção para entender de fato o problema e a emoção que ele está causando. Às vezes um defeito do produto não é a única questão a ser resolvida. Ele pode estar bravo porque estava contando com o item ou era presente e passou vergonha com o erro, então a dica é prestar atenção não só no que o cliente diz, mas também no que ele não diz.

  1. Seja específico

Sempre exista várias maneiras de resolver um problema. Faça perguntas ao cliente e ofereça opções detalhadas de resolução, explique claramente quais serão os próximos passos. Ser específico ajuda a fechar a ferida e restaurar a confiança do consumidor. Mostre que entende a situação e que está se esforçando de verdade para reparar o erro.

  1. Ofereça confiança e compaixão

Quando o cliente chega para resolver seu problema ele quer alguém que entenda sua indignação e assegure que a empresa o ajudará. O funcionário que estiver responsável por este atendimento deve responder com autoconfiança e convicção suas propostas. Mostre que a empresa sabe quais são suas responsabilidades e quer aprender a lição. O funcionário não pode ter receio que dizer eu a situação é ruim, pedir desculpa e mostrar que juntos, ele e o cliente, vão decidir a melhor maneira de resolver o problema.

Gostou das dicas? Compartilhe. 😉

Fonte: Pequenas empresas & Grandes negócios

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...