Participantes do Reóleo ganham certificação
Diploma é reconhecimento à contribuição em favor da preservação ambiental de Florianópolis
Iniciativa pioneira criada há dez anos, o Reóleo, programa de coleta e reciclagem de óleo de cozinha desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), evitou que mais de um milhão de litros do produto fossem descartados de maneira inadequada em pias, vasos sanitários e bueiros da Capital. Reconhecendo a importância da adesão maciça na última década, a Associação está entregando um certificado de participação aos cerca de 800 estabelecimentos envolvidos no projeto. “Eles dão uma contribuição inestimável à preservação ambiental da cidade”, afirma a coordenadora técnica do Reóleo, Marina Rymsza Ballão.
Apenas um litro de óleo é suficiente para contaminar um milhão de litros de água. “Esse dado dimensiona bem o potencial poluidor do óleo de cozinha e a importância de práticas diárias como a coleta realizada pela ACIF”, diz a engenheira sanitarista e ambiental. Estimativas indicam que somente 1% de todo o óleo utilizado no mundo recebe algum tipo de tratamento e, lançado em bueiros, pias, vasos sanitários, o óleo de cozinha causa entupimentos, obstruindo canais de drenagem e contaminando o meio ambiente. Na água, provoca um aumento descontrolado no volume de microorganismos e algas, quem consomem todo o oxigênio e causam a morte de peixes.
O trabalho de entrega dos certificados está sendo realizado com o recadastramento dos estabelecimentos – restaurantes, shoppings, hotéis, hospitais, o curso de gastronomia do Cefet/SC e 25 condomínios residenciais, em um processo que deve consumir cerca de um mês.
Outra novidade do Reóleo é que já está disponível o site www.reoleo.com.br, no qual é possível conhecer detalhes como os efeitos de diferentes tipos de graxas no ambiente aquático, as alternativas de uso para o óleo reciclado (produção de sabão, tintas, cosméticos, biodisel, entre outros), a proposta de educação ambiental, os oito pontos de entrega voluntária (PEVs) nos Postos Galo em diferentes pontos da Ilha e Continente e como os condomínios residencial podem participar gratuitamente da coleta.