Silvia lidera virada da Hoepcke para a moda
A empresária Silvia Hoepcke da Silva, presidente da Hoepcke Bordados, de São José, Grande Florianópolis, está à frente da mudança de foco da companhia, que nos últimos anos vem investindo na agregação de valor, com o desenvolvimento de rendas e bordados para o mundo da moda.
O sucesso nesta nova estratégia é tal que, hoje, de 60% a 70% da produção da empresa é de itens especiais para grandes marcas do Brasil e exterior. A lista inclui grifes de moda, de cama, mesa, banho e decoração, e até de calçados italianos. Indiretamente, por meio de um fornecedor brasileiro, os bordados Hoepcke também compõem coleções de calçados da sofisticada marca italiana Prada, aquela que faz, inclusive, os sapatos vermelhos do papa Bento XVI.
RENDAS HÁ 95 ANOS
Silvia Hoepcke inova à frente da empresa, que foi fundada pelo seu bisavô, o imigrante alemão Carl Hoepcke, em 1913, junto com o sócio Ricardo Ebel. Em 1917, Carl, que também tinha uma companhia marítima, assumiu o controle total da indústria de rendas. Em 1980, foi realizada a primeira grande modernização, com a transferência do parque fabril do Centro de Florianópolis para São José e a renovação das máquinas e equipamentos.
– Estamos fazendo a segunda modernização da empresa. Vamos instalar uma unidade em Palhoça, onde instalaremos novas máquinas que serão importadas da Europa – diz Silvia.
A empresa ainda está realizando uma série de estudos, mas a tendência continuar com as duas unidades.
NOS BANCOS DA UFSC
Para dar vazão à vocação empresarial herdada da família e também atender a futuros desafios da companhia, as irmãs Silvia e Anita Hoepcke decidiram cursar Administração de Empresas na UFSC, na década de 1980. E, é claro, o trabalho de conclusão de curso foi dentro da fábrica de rendas e bordados, apesar dos outros negócios da família.
Silvia iniciou como assistente da diretoria, acompanhando todas as atividades, e logo se interessou mais pela área de produto. Assumiu a presidência em 1991, e deixa claro que a área de produção continua sendo a sua paixão. Sempre que pode, acompanha atentamente a fabricação nos teares, os bordados e os acabamentos dos itens aos clientes. A empresa conta, hoje, com cerca de 160 colaboradores.
AS GRIFES NACIONAIS
A virada da Hoepcke Bordados para o mundo da moda prioriza grifes nacionais e parcerias com estilistas. Há cerca de 20 anos, a companhia deixou de exportar e vem priorizando agregação de valor no mercado interno.
Para essa nova fase, a empresária conta com a colaboração da sua filha Luciana Hoepcke da Silva Comelli e do filho Fábio Comelli, ambos assistentes da diretoria.
Nas últimas temporadas de moda, criações da empresa fizeram parte de coleções de estilistas renomados, como Mario Queiroz e Marcelo Sommer, além da grife Cavalera. Os bordados e rendas Hoepcke estão em coleções da grife Lilica Ripilica, da Marisol, e os bordados aparecem em malhas da Hering, jeans da Zoomp, roupões da Buddemeyer e itens da Lepper. No segmento de decoração, um cliente tradicional é a rede M Martan.
INOVAÇÕES
A Hoepcke vai aproveitar a Fematex, Feira Internacional de Materiais para a Indústria Têxtil e de Confecções, de 25 a 28 deste mês, na Vila Germânica, em Blumenau, para lançar a nova coleção. A presidente da empresa está animada com novidades como novas estampas bordadas, rendas, tecidos dublados e uso de fios metálicos.
O objetivo é projetar mais a empresa e conquistar novos clientes para crescer em faturamento. Os resultados do ano passado, conforme a empresária, foram semelhantes ao do ano anterior porque a companhia está passando pela transição de reduzir a produção de itens mais simples e priorizando os sofisticados.
Uma das novidades é o lançamento de uma coleção de rendas para o mercado de moda. Foi esse o produto utilizado pelo curso de moda da Udesc, que criou coleção muito elogiada para a marca, na última edição do Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC). O projeto de desenvolvimento de design, que conta com a participação de mais de uma dezena de empresas de SC, é único na América Latina e tem como coordenador o especialista em produtos de luxo Carlos Ferreirinha.
NAS ASSOCIAÇÕES
Além da gestão da Hoepcke, Silvia reserva algumas horas da semana para participar de entidades empresariais e até do conselho deliberativo do Avaí Esporte Clube, time do qual é torcedora desde criança por influência do pai, o ex-governador Aderbal Ramos da Silva, que dá nome ao estádio. Quando pode, vai ao estádio assistir a jogos. A empresária também é conselheira da Aemflo, a Associação Empresarial da Grande Florianópolis, e da Acif, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis. Nas prioridades da agenda diária estão a leitura de jornais e a prática de ginástica.
Nos fins de semana, ela inclui, eventualmente, um esporte mais radical, o esqui aquático.
Fonte: Diário Catarinense – Domingo – 09/03/2008 – Informe Econômico Estela Benetti