II, IRPF, IRPJ, IPI, IOF, ITR, ICMS, ITCMD, IPVA, IPTU, ITBI, ISS.
De fato são muitas siglas e todas elas correspondem a uma forma de tributação, seja ela, Federal, Estadual ou Municipal.
Além de entender o significado e pra que servem, o cidadão precisa calcular e pagar muitas dessas obrigações.
E você sabe quanto tempo o empresário gasta para recolher os impostos?
Para preparar, arquivar e pagar (ou reter) os impostos de renda das companhias, imposto de circulação de mercadorias e as contribuições de previdência social, as empresas levam 2.038 horas (por ano), aponta o relatório Doing Business do Banco Mundial.
É notório que a nossa carga tributária, além da burocracia fiscal envolvida, são uma “pedra no sapato” daquele que deseja empreender e ter o seu próprio negócio.
Pensando em esclarecer a população a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, através do seu núcleo jovem, colocou em frente a sua sede um boneco inflável que faz alusão ao peso dos impostos sobre os ombros de um cidadão que deseja se tornar empresário.
Fundamental é a necessidade de conscientizar e informar a população sobre a carga tributária que incide em produtos e serviços no País e que acaba sendo paga por todos, sem exceção.
Como empreendedores, temos parte nessa conscientização. Ano após ano, o núcleo jovem realiza o Feirão do Imposto e não deixamos esse assunto esvanecer, geramos reflexão e pensamento crítico, e isso em todas as classes sociais.
O Feirão do Imposto de 2017 foi realizado em mais de 100 municípios e impactou 1 milhão de pessoas diretamente.
O trabalho do “sim, nós pagamos impostos” deve ser sempre realizado e inclusive vem mostrando resultado, com recentes pesquisas demonstrando o aumento da percepção da população de que paga tributos através dos produtos que consome. Agora, o trabalho do “que tal gerir melhor nosso recurso?” Precisa iniciar!
Fontes: http://www.worldbank.org
http://2017.feiraodoimposto.com.br/