O valor corresponde à soma de todas as receitas em taxas, tributos e impostos pagos pelos contribuintes da Capital ao Governo Federal, do início do ano até o dia 25 de maio. III Bolo Tributário, no centro de Florianópolis, vai alertar a população sobre a alta carga tributária.
Dia 25 de maio é Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte. Mas com a 14ª maior carga tributária do mundo e sendo o país que proporciona o pior retorno de valores arrecadados aos seus cidadãos, o Brasil não tem do que se orgulhar. Só em 2015, de 1º de janeiro até o dia 25 de maio, os brasileiros já pagaram cerca de 800 bilhões de reais, e os florianopolitanos contribuíram com pelo menos 350 milhões deste total. Só com o que foi pago pelos contribuintes da capital catarinense neste ano, seria possível construir 1,3 mil postos de saúde equipados, 3,8 quilômetros de redes de esgoto, 25,5 mil salas de aulas equipadas ou asfaltar 305 quilômetros de ruas e estradas. Os números são do Impostômetro, que a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) divulga pela cidade.
Para alertar a população sobre a importância do dia 25 de maio e conscientizá-la sobre as altas cargas tributárias do país, demonstrando como o dinheiro poderia ser mais bem empregado, diversas entidades empresariais e do comércio, entre elas ACIF e Sescon da Grande Florianópolis,promovem o Bolo Tributário. O evento, que está na terceira edição, será realizado no Largo da Catedral Metropolitana, no Centro, das 11h às 14h. No dia, serão distribuídas fatias de bolo que representarão impostos pagos. Também será feita uma ação pelas redes sociais com a #chegadecorrupcao. Segundo o diretor de Assuntos Tributários da ACIF, Denissandro Perera, os cidadãos precisam saber o quanto os impostos oneram e tornam todos os produtos e serviços muito mais caros. “Além disso, precisamos lembrar o baixíssimo retorno que temos do poder público em segurança, educação e saúde, e a grande quantia de dinheiro público que é desviada”, destaca Denissandro. No Brasil, em média, 30% do valor de todos os produtos e serviços adquiridos são destinados aos cofres públicos e os brasileiros precisam dedicar cerca de cinco meses de trabalho no ano para o pagamento de impostos federais, estaduais e municipais.
Neste ano, o evento ainda terá uma Gincana da Arrecadação, com a participação de alunos do Colégio Henrique Stodiek e do Colégio Lauro Müller. Pela gincana, organizada com o apoio da ACIF Jovem, os estudantes terão que juntar uma lista de produtos até o dia do evento e a pontuação corresponderá ao percentual de tributos de cada item arrecadado. “A ideia é de forma lúdica já criar consciência nos adolescentes do quanto se gasta com impostos no país, pois são eles que irão continuar cobrando dos governantes as melhorias fiscais e estruturais para o Brasil”, explica Lucas de Assis, coordenador de Assuntos Tributários da ACIF Jovem e um dos organizadores da gincana.
A Gincana da Arrecadação já iniciou e a equipe vencedora será conhecida no dia 25 de maio, durante o III Bolo Tributário.
Entidades parceiras no III Bolo Tributário
ACIF, SESCON Grande Florianópolis, ACIBIG, CDL Florianópolis/CDL Jovem, AEMFO CDL São José, AMPE, Banco do Empreendedor, SEBRAE, FACISC, ACIT, CDL Tijucas, ACIP, FECOMÉRCIO, FECONTESC, Observatório Social de Florianópolis, Observatório Social de São José, CRCSC, SINDUSCON, ABIH, FIESC, ACIG, ACATS, ACISAI, FAMPESC, FCDL/SC, CECOP.