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Benchmarking: como e onde buscar referências para o seu negócio

5 de fevereiro de 2018 - Destaque

Benchmarking: como e onde buscar referências para o seu negócio

Ao analisar o entorno de um determinado negócio, o empreendedor observa que pode aprender com a experiência de outros. Esse processo de avaliar a experiência alheia com foco na melhoria contínua de práticas, é conhecido por benchmarking.
Primeiramente, é preciso enfatizar que no universo dos negócios existem alguns fatores que jamais mudarão. Como ‘’faça bem feito desde sempre’’, pois trata-se de uma verdade absoluta, até porque, se o negócio não começar alinhado e progressivo, o trabalho necessário para ajustar tudo lá na frente será árduo e desgastante. Começar fazendo bem feito diminui eventuais custos no futuro, economia que pode ser imprescindível para o empreendimento.

Quando dizemos ‘’fazer bem feito’’, falamos da adequação às questões legais e burocráticas do nosso país. Em outras palavras, o célebre custo-Brasil. Torna-se indispensável que o empreendedor fique de olhos bem abertos quanto à governança, sabendo separar o lado profissional do pessoal para que a empresa se desenvolva de maneira sustentável e sadia.

Você deve estar se perguntando: ‘’Mas qual a relação disso com Benchmarking?

Simplesmente tudo! Estas reflexões acima são o ponto de partida de todo negócio que está começando. Observe a experiência de mercado longínqua de seus concorrentes e fique sempre atento a tudo que possa considerar importante para seu desenvolvimento inicial. Portanto, avalie suas referências e retenha o máximo deste aprendizado, visando colocá-las em prática. Saiba que é preciso selecionar bem os ensinamentos, determinando os métodos de mensuração e coleta de dados, para assim analisá-los corretamente antes de elaborar seu plano de ação.

Hoje em dia não há mais espaço para um começo conturbado, é preciso planejamento.

  • Qual será o modelo?
  • Como vai funcionar?
  • Quantos funcionários?
  • Como será a gestão?

É importante formular essas respostas de forma clara e objetiva, caso contrário, a operação corre grandes riscos. Seja rígido, não deixe pontas soltas ou hipóteses em aberto.

Portanto, após aquela ideia brilhante, é hora de ir à rua e ver como ela de fato funcionará. Mantenha-se sempre atento, com o radar ligado em todas as direções em com um bom raio de amplitude.

 

Radar ativo sempre, em qualquer lugar.

As referências para o seu negócio estão por toda parte. Observe os mais diversos lugares, desde os corriqueiros, como cafés, restaurantes e padarias, até determinados empreendimentos que atendem diretamente um público específico.  Entenda como as coisas funcionam, como as pessoas circulam e qual é o processo de atendimento, ofertas e promoções.


Escolha a Localização certa.

Outro fator fundamental é a localização, muito do sucesso do seu negócio depende do ponto. Mas, antes de decidir onde será a loja, é importante que o empreendedor esteja atento a questões como acesso físico, tráfego de pedestres, número de concorrentes nas proximidades e condições de estacionamento.

Compare diferentes opções de pontos comerciais para garantir uma melhor estratégia, e observe o movimento desses locais em diferentes dias e horários;

Observe aspectos como: facilidade de acesso e visibilidade, volume do tráfego, local para estacionar, nível de ruído, condições de higiene e segurança, água, luz, telefone e internet;

 

Entender mais para atender melhor.

Retomando a importância de ir à rua: viva o seu negócio! Saiba de tudo sobre tudo, só assim você poderá estruturar a melhor gestão. É preciso saber vender e gostar do produto que irá oferecer. Quando você é apaixonado pelo seu produto, naturalmente, é mais fácil destacar seus argumentos, vantagens e diferenciais em relação à concorrência. Aliás, esteja atento aos movimentos de concorrentes e produtos similares. Uma dica é fazer o papel de cliente oculto.

 

Busque boas referências em livros, revistas e artigos para melhorar a sua gestão.

A gestão da sua empresa engloba tanto o relacionamento com o cliente quanto o seu principal objetivo, que é vender. De nada adianta se essas ações não estiverem atreladas a um processo interno bem alinhado.

Um exemplo recorrente é a forma inovadora que Walt Disney apropriou-se de diferentes referências para criar um modelo único, englobando tudo o que uma empresa precisa para crescer e propagando seu formato de gestão para outras empresas.

Obviamente você não precisa ir até os parques nos Estados Unidos para tirar referências para o seu negócio. No livro “O jeito Disney de encantar os clientes”, do Disney Institute, apresenta as práticas inovadoras implementadas por Walt Disney e descobre que sem determinados fundamentos dentro da empresa, nada é capaz de crescer.

Há também o livro “Nos bastidores da Disney”, de Tom Connellan, que mostra como é feita a gestão do império Disney por meio de sete passos que podem ser aplicados em qualquer modelo de negócio, e que são sinônimo de sucesso.

perceba as como boas referências para fazer seu negócio crescer estão em todos os lugares? Basta olhar atentamente e estudar como adaptá-las a nossa realidade organizacional.

 

Lembre-se:

O processo de benchmarking deve ser contínuo. Ou seja, você deve continuar mesmo depois que implantou as mudanças e está conseguindo melhores resultados. Não se trata de observar, testar e relaxar.

Você precisa estar atento ao que acontece no mercado e ver como a concorrência está agindo. Esta pesquisa é fundamental para não perder espaço na mente de seu público-consumidor. Uma empresa de sucesso está sempre em busca de como se aprimorar.

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