A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) manifesta apoio integral às ações desenvolvidas pelo Poder Público – com participação de órgãos municipais, estaduais e federais – para o combate ao comércio ilegal na Capital catarinense. A entidade defende não apenas a continuidade desse trabalho, como também o reforço das iniciativas, com a identificação e punição daqueles que controlam a fabricação de itens pirateados e exploram mão de obra de forma ilegal.
O comércio ilegal afeta sobremaneira a competitividade do setor formal da economia, provocando desemprego e inviabilizando investimentos, e representa problema de segurança pública. Há indícios de que as redes que exploram o trabalho dos ambulantes estão ligadas também a outras atividades ilegais. Fundamental, portanto, desbaratar esses esquemas e buscar formas alternativas de garantir àqueles que hoje atuam na ilegalidade, meios mais adequados de subsistência.
Fundamental ter em mente que o combate à ilegalidade é essencial para a geração de empregos no varejo formal. E é apenas esse movimento que pode garantir futuro mais digno para indivíduos hoje explorados por aqueles que agem na ilegalidade e ainda precisam ser identificados e punidos.
A ACIF pede, por fim, que a população participe desse esforço. Não adquira produtos ilegais, que muitas vezes não atendem qualquer normatização e podem colocar em risco a saúde dos consumidores. O combate à ilegalidade é benéfico para toda a sociedade e precisa de apoio integral.