A eMarketer, multinacional de pesquisa de mercado, estudou a importância do marketing digital para empresas brasileiras e descobriu que os investimentos no segmento só aumentam. O número bruto chegou a 3,36 bilhões de dólares, sendo a maior parte em Facebook Ads e Google AdWords.
Com a crescente popularização das plataformas digitais, as estratégias de marketing precisam se reinventar de acordo com as mudanças e o aparecimento contínuo de novos canais de comunicação. Nessa semana, por exemplo, o Instagram lançou o IGTV, um aplicativo para concorrer diretamente com o Youtube.
A realidade atual evidencia a importância de que as empresas estejam inseridas de forma ativa no universo digital. Afinal, a forma como um negócio se comunica online determina a identidade da marca e o público-alvo, resultando assim em captação de consumidores reais, além de criar uma conexão direto com o usuário final do produto e serviço que a empresa disponibiliza.
Audiência qualificada
A audiência qualificada significa, como descrito acima, que as usuários impactados pelas ações fazem parte do perfil consumidor do negócio. A partir do momento que a empresa consegue estreitar um relacionamento digital com este público, a divulgação de ações fica mais efetiva. Este relacionamento gera uma lista de contatos de consumidores, seja por e-mails cadastrados, assinantes de newsletter, até os seguidores nas redes sociais.
Mensuração de resultados
Além da necessidade de saber como construir e executar projetos online, o diferencial para trabalhar de forma estratégica com marketing digital é a mensuração. Desta forma, analisando o resultados e tendo a informação do que funcionou, criam-se campanhas cada vez mais efetivas, já que o marketing digital é muito mais adaptativo a transformações.
Mesmo com um alto crescimento de investimentos em marketing digital no último ano, apenas 1% das empresas brasileiras fazem parte deste contexto. Isso significa que, se você começar a inserir o seu negócio nesta realidade, você se diferenciará dos concorrentes por meio do conteúdo divulgado.
Isso mostra que, se começar a investir hoje, você se diferenciará de boa parte de seus concorrentes. Afinal, estar presente no universo digital e interagir de forma ativa gera credibilidade ao seu negócio.
Conte com a ACIF para se aprimorar sempre!