Loading...

Impostômetro de Florianópolis chega a 1 bilhão de reais

7 de outubro de 2014 - Novidades

O valor é a soma em impostos pagos pelos contribuintes da Capital desde o início do ano.

Construir 3,4 mil postos de saúde equipados, 10,9 quilômetros de redes de esgoto, 72 mil salas de aulas equipadas, 20,8 mil postos policiais equipados ou asfaltar 872 quilômetros de ruas e estradas. Tudo isso pode ser feito com um bilhão de reais, a mesma quantia já paga pelos contribuintes de Florianópolis ao Governo Federal neste ano. O número foi registrado nesta terça-feira (7), pelo Impostômetro, ferramenta que a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) trouxe para a cidade para divulgar, em tempo real, a soma de todas as receitas em taxas, tributos e impostos pagos pelos contribuintes da cidade aos cofres públicos desde 1º de janeiro de 2014 – a cada minuto, os florianopolitanos pagam em torno de 2,4 mil reais em impostos.

O Impostômetro de Florianópolis pode ser visualizado em painéis digitais localizados na Beira Mar Norte e no Itacorubi e pelo site –www.acif.org.br – e redes sociais da entidade. O objetivo é alertar a população, de forma direta, sobre a alta carga de impostos. No Brasil, os contribuintes precisam de cerca de cinco meses de trabalho no ano para o pagamento de impostos federais, estaduais e municipais, e do inicio do ano até agora, os brasileiros já pagaram 1,25 trilhões de reais. Para o presidente da ACIF, Sander DeMira, “a população precisa despertar para essa situação e cobrar de seus governantes uma carga tributária justa ou, então, maior retorno sobre tudo o que já é arrecadado”, diz.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil possui a 14ª maior carga tributária do mundo e foi eleito, pela quinta vez consecutiva, o país que proporciona o pior retorno de valores arrecadados com tributos.

O Impostômetro utilizado pela ACIF é o mesmo da Associação Comercial de São Paulo (ASCP), criado e mantido pelo IBPT e segue metodologia própria. Para os números de Florianópolis, será utilizado o filtro “Arrecadações por Capital”. A divulgação do Impostômetro de Florianópolis conta com a parceria da empresa Criativa Painéis.


LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...