O Inova+Ação, evento da CDL em parceria com a ACIF e Sebrae, apresentou um conteúdo muito consistente e esclarecedor. Foram temas relacionados à tecnologia para o varejo, comércio eletrônico, Gestão, Empreendedorismo e Inovação. Uma das palestras foi a de Diogo Machado, sócio da Glóbulo, que falou sobre a importância da experiência de marca para alavancar negócios em tempos em que a inovação constante é fundamental. Abaixo alguns tópicos que foram abodados.
O que é marca?
Marca é muito mais do que um logotipo e slogan: é como a empresa se posiciona no mercado, é tudo que agrega valor ao serviço ou produto, é a experiência completa que envolve a interação do cliente com a empresa.
Propósito de marca
Tudo em um negócio gira em torno do propósito e a partir disso se criam ações de experiência de marca. O propósito é o que define a existência da marca: o que a sua empresa faz de diferente? Qual e o seu motivo para levantar da cama todas as manhãs?
Venda uma experiência
Com um mercado cada vez mais competitivo, empresas convencionais brigam por margem para ganhar os clientes em descontos e ofertas. Porém, os clientes não se fidelizam mais a uma única marca, já que preços variam e podem levar a diferentes empresas para a compra de produtores similares.
Pensando nisso, que tal conquistar o seu cliente atrelando uma experiência que só a sua marca pode oferecer? Seja por meio de um tratamento diferenciado, por uma ação off-line, por uma comunicação online, por um aroma específico no produto, por uma inspiração ou conteúdo. Independente de qual experiência, é primordial que esteja alinhada com o propósito da marca.
Ouça o seu cliente
O cliente precisa estar sempre, sem exceção, no centro da sua estratégia de inovação. Afinal, os produtos e serviços só existem em função da vontade de alguém que queira consumi-lo. Para ter um negócio de sucesso, entenda exatamente o que o seu cliente espera e personifique a sua marca de acordo com o que vá criar uma identificação entre ela e a pessoa que a consome.
Mapa de Empatia
O mapa de empatia permite que você conheça o seu cliente. Ele faz parte da metodologia Canvas de Negócios e possibilita a criação de personas que se relacionam com o que você quer comercializar. Para entrar no universo do consumidor, respondem-se as seguintes perguntas: 1) O que ele vê?
1- O que ele vê?
Quais programas de TV? Quais redes sociais? Sites da internet? Jornais? Pessoas?
O que acontece diante dos olhos dele?
2- O que ele pensa?
Ele está feliz? Está triste? O que ele pensa da vida? Do futuro? das notícias de jornal?
3- O que ele ouve?
O que as pessoas falam para ele? O que ele ouve no rádio? E no dia-a-dia em geral?
4- O que ele fala?
O que ele fala para as pessoas? Ele faz o que fala? Sobre quais assuntos ele fala?
5- O que ele faz?
Quais atividades ele faz? O que ele faz no dia-a-dia? Como é a vida dele?
6- Quais são as dores dele?
De que ele reclama? Quais problemas ele tem? Quais insatisfações e frustrações?
7- Quais as necessidades e desejos?
O que ele quer? Quais são os sonhos dele? O que é sucesso para ele? O que o faz feliz?
A partir dos conceitos acima, crie uma conexão entre o seu propósito como marca e o seu cliente para criar ações, linguagem, produtos e formas de se comunicar. A ACIF acredita que negócios inovadores, que se reinventam e aprendem com erros, se consolidam e crescem de forma exponencial.
Conte com a gente para pensar a sua marca de forma inovadora.