Loading...

Confira como foi o Festival Viver Sustentável!

30 de outubro de 2018 - ACIF

Confira como foi o Festival Viver Sustentável!

Fotografia Guto Macedo

Neste final de semana, 26 e 27 de outubro, a ACIF realizou o evento Festival Viver Sustentável, que trouxe como tema os 4 pilares da sustentabilidade:Crescimento Econômico, Desenvolvimento Social, Planejamento Urbano e Preservação Ambiental.

O objetivo principal do Festival era desenvolver o empreendedorismo sustentável e proporcionar reflexões por exemplos práticos através de palestras, cases, oficinas e exposições.

Para debater o assunto, na noite do dia 26/10 estiveram presentes Luciano Pinheiro, com o assunto “Uma cidade melhor para viver e empreender”, Daniella Abreu com o tema “Cidades Inteligentes e Marcelo Gomes com o “Case Pedra Branca”.

No dia 27/10, na parte da manhã teve a participação da Larissa Kroeff com o Case “Meu Copo Eco”, Aghata Gonsalves com “Desenvolvimento Social – ICOM”, João Manoel de Oliveira Campelo com “Preservação Ambiental – Tratamento de Orgânicos” e Michel Mittmann do IPUF com “Planejamento Urbano”.

O período da tarde do sábado foi repleto de oficinas que reforçaram o tema sustentabilidade, como oficina de compostagem, oficina de jogos ecooperativos para as crianças, oficina Impact Hub: dados para a sustentabilidade, roda de diálogo: “ Qual Florianópolis você quer para o futuro?” e uma Intervenção com a Nossa Senhora dos Resíduos.

Além das oficinas e painéis, a tarde contou com exposições de roupas da Ecomoda, Ecoprancha, Museu do Lixo e a presença do CAU – Conselho de arquitetura e urbanismo.

Confira abaixo cada detalhe do evento!

26/10 em detalhes:

Luciano Pinheiro abriu o evento com assunto “Uma cidade melhor para empreender”, trouxe pautas importantes de Florianópolis que devem ser discutidas, como a mobilidade impacta no desenvolvimento econômica da cidade, centros econômicos nos bairros e seus benefícios, outras formas de mobilidade sustentável.

Daniela Abreu deu sequência aos painéis com o assunto “Cidades Inteligentes”, mostrou cidades do Brasil que adotaram projetos pioneiros e inteligentes para segurança, mobilidade e energia elétrica, reduzindo processos burocráticos e trazendo mais eficiência para a gestão. Daniela trouxe também modelos de prédios e moradias altamente sustentáveis e com tecnóloga inteligente para tornar o espaço mais eficiente.

Marcelo Gomes, último expositor da noite, apresentou o “Case Pedra Branca”, contou para o público o seu desafio como arquiteto em trabalhar no projeto Pedra Branca e tornar o espaço seguro, autentico, sustentável e de encontro de pessoas. Construir o centro Pedra Branca não foi uma tarefa fácil para Marcelo, mas muito gratificante por ter se tornado um dos melhores pontos para se viver em SC.

A noite terminou com show de Vicente Piacentini e c happy hour nos restaures e bares do Multi Open Shopping.

27/10 em detalhes:

Larissa Kroeff iniciou o segundo dia de Festival com o case “Meu Copo Eco”, contou um pouco como sua vontade de fazer algo diferente e em prol da sustentabilidade contribuiu para a sua empresa “Meu Copo Eco”. O Meu Copo Eco é uma empresa pioneira do Brasil de copos retornáveis e que tem poupado muito a utilização de copos plásticos em eventos e empresas.

Na sequência teve a participação da Aghata Gonsalves com o tema “Desenvolvimento Social – ICOM. A expositora trouxe ações que impactam o desenvolvimento social e comunitário, ações coletivas que devem ser levados ao poder público com objetivo de desenvolver o comunitário.

Dando continuidade nos painéis, João Oliveira Campelo da empresa Agroecológica Serviços Ambientais levou para o Festival o assunto Preservação Ambiental – Tratamento de Orgânicos. Foi apresentado o método de compostagem através da metodologia UFSC e os benefícios de ter coleta especifica orgânica em centros gastronômicos.

E para finalizar os painéis da manhã do dia 27/11, Michel Mittmann, do IPUF, trouxe o tema Planejamento Urbano e apresentou projetos que estão em estudo e andamento pelo IPUF para implementação de melhorias na cidade para sociedade Florianopolitana.

No período da tarde o Festival foi repleto de oficinas, roda de diálogo, exposições e intervenções e a finalização do evento ficou por conta do show de Ana Rosa e Chico Martins.

Gostou do evento? Participe das próximas edições!

Confira as fotos e veja como foi cada momento!

 

 

 

 

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...