Loading...

Ody Varella, 97 anos

6 de novembro de 2018 - ACIF

Ody Varella, 97 anos

O ex-presidente e Conselheiro da ACIF e Comendador do Esporte de Santa Catarina, Ody Varella, comemorou no sábado,  dia 03 de novembro,  junto aos seus familiares, 97 anos,  bem vividos de de uma grande folha de serviços prestados a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis e   ao desenvolvimento da cidade de Florianópolis e o Estado de Santa Catarina.

Nas comemorações dos 103 anos da ACIF, Ody Varella  foi homenageado pela entidade  com a Medalha do Mérito Empresarial.

MEDALHA  DO MÉRITO EMPRESARIAL

CASE COMPLETO ODY VARELLA:

Natural de Tijucas, cidade pequena que à época do seu nascimento, em 1921, detinha um escopo bastante reduzido para o estudo e o trabalho, Ody Varella buscou ainda jovem, em Joinville, a primeira oportunidade profissional. Como técnico de administração e contabilidade, foi logo absorvido pelas mais promissoras indústrias da década de 30, a Consul e a Tigre, vindo a conhecer ali, na maior cidade do Estado, um amor para a vida inteira.

No casamento de 72 anos com Maria Eulália Fernandes, que já rendeu 3 filhos, 7 netos e 7 bisnetos, Ody encontrou afinada torcida para prosperar em diferentes áreas: no associativismo, onde exerceu inconteste liderança na ACIF e Facisc; no trabalho, como executivo bem sucedido; e no esporte, migrando da condição de atleta à presidência da Federação Atlética Catarinense, Federação Catarinense de Futebol de Salão e Conselho Regional de Desportos.

Residindo em Florianópolis desde 1957, Ody Varella foi gerente da maior empresa comercial da Capital durante 15 anos. Mais tarde, de 1973 a 1979, respondeu pela Diretoria Administrativa do único meio de mídia eletrônica em atividade na época: a Rádio e Televisão Cultura, que exigia de forma recorrente a superação de obstáculos, pelas limitadas tecnologias e turbulento acesso até a sede da empresa no topo do Morro da Cruz.

Na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, as barreiras encontradas não foram menores. Eleito presidente da ACIF em concorrido pleito em 1971, Ody Varella contribuiu de forma decisiva para a fundação da Facisc, a Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina, que veio a presidir paralelamente à Associação. Além de inaugurar a primeira sede própria da ACIF, já no início da sua gestão, Ody recuperou a força do associativismo, percorrendo as rústicas estradas estaduais para fortalecer as associações incipientes em cidades do interior.

Além de três gestões como presidente da ACIF, de 1971 a 1975 e de 1985 a 1987, Ody Varella foi vice-presidente, diretor financeiro, conselheiro e presidente do Conselho Superior. Em mais de 35 anos de dedicação à entidade, defendeu grandes causas como a mudança de percurso da BR-282. Com mobilização liderada pela ACIF e apoio do governador Antonio Carlos Konder Reis, foi possível alterar o percurso inicialmente previsto para a rodovia, do Sul do Estado para a Grande Florianópolis. Outras bandeiras da ACIF em suas gestões foram o combate ao comércio ilegal, uma completa mudança de mentalidade para que as lojas permanecessem abertas ao meio-dia – quando os próprios proprietários prestavam atendimento sem abdicar do hábito do almoço em família -, e os primeiros movimentos pela internacionalização do aeroporto Hercílio Luz, graças ao apoio do Ministro Jorge Bornhausen.

No âmbito esportivo, as conquistas são igualmente expressivas. Ainda em Joinville, jogou vôlei, futebol, basquete e foi técnico de vôlei, vindo a fundar a Liga Atlética Norte Catarinense. Como presidente da Federação Atlética Catarinense durante 12 anos, organizou a delegação responsável por representar Florianópolis nas primeiras edições dos Jogos Abertos. Pela liderança nata que sempre exerceu, foi ainda presidente da Federação Catarinense de Futebol de Salão, vice-presidente do Lira Tênis  Clube e membro do Conselho Deliberativo do Figueirense.

Afilhado do jornalista Crispim Mira, morto à queima-roupa após denunciar a lentidão das obras na região do Rita Maria, Ody Varella herdou o mesmo compromisso com a sociedade. Pela atuação abnegada e contribuições voluntárias, é detentor de inúmeras homenagens: a Comenda do Mérito do Registro Mercantil, o Prêmio Destaque de Contabilidade, Cidadão Honorário de Florianópolis e a Comenda do Mérito Desportivo, Homenagem Especial do Prêmio Dakir Polidoro de Imprensa e aos 96 anos merece da ACIF sua maior honraria, a Ordem do Mérito Empresarial.

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...