Evento da ACIF Regional Sul revela o pensamento da nova economia
Ainda não havia anoitecido e, diante de um por de sol que concorria com o sobrevir da lua, começou o debate que compartilhou bem mais do que lições empresariais, mas inspiradoras e bem-humoradas histórias de vida. André Barros (Lay Back Beer), Ilson Bressan (Peixe Urbano) e Luc Pinheiro (Clarius Consultoria) são três empreendedores típicos da nova economia, ligados ao skate e à cerveja artesanal, a uma plataforma digital de ofertas e a uma empresa de consultoria, respectivamente. Eles foram convidados pela ACIF Regional Sul para o evento ‘NovaMente para Novos Negócios’, na última quinta-feira (22), no Multi Open Shopping, no Rio Tavares, com o apoio do Impact Hub.
Barros é pai de Pedro Barros – jovem skatista que já desponta entre os melhores do mundo – e além de investir na modalidade, percebendo o potencial de crescimento e a necessidade de organização – também contribuiu para derrubar os preconceitos e estereótipos que a cercavam. O skate se expandiu e se tornou esporte olímpico. Também criou a cerveja Lay Back Beer, associada ao skate, ao surfe e às artes.
Bressan teve várias experiências empreendedoras, com diferentes resultados, até ingressar no Peixe Urbano, uma das maiores plataformas de ofertas do mundo (escolhida como Melhor Startup Internacional de 2010, segundo a Crunchies Award, principal premiação dos EUA). Está presente no Chile, na Argentina, Chile e México.
Pinheiro tem fortes vínculos com o mundo empresarial e associativista, está à frente da Clarius, organização dedicada à consultoria na área de gestão e educação. Presidente da ACIF, também é conferencista, escritor, e em breve assume o cargo de diretor-técnico do Sebrae/SC.
Com informalidade e muita sinceridade, relatando conquistas e fracassos, mantiveram atenta a plateia superior a 100 pessoas por mais de uma hora, incluindo perguntas do público.
Confiram os melhores momentos do evento:
Vivemos um novo paradigma de sociedade, na qual o negócio deve ser democrático, ter respeito aos diferentes grupos. Minha geração precisou aprender isso, em nossa época era diferente. (André Barros)
Inovação exige muita transpiração. Inovação não é só tecnologia, mas também pensar na operação, na estratégia. Inovação só se justifica entregando benefícios, garantindo vantagens competitivas no seu mercado de atuação e que seja adotada pelo seu público consumidor. (Ilson Bressan)
Não consigo imaginar um negócio sem sócios ou sem compartilhar. Quando se divide se multiplica. Essa é a essência dos negócios da economia criativa. (André Barros)
O brasileiro é pouco ambicioso em negócios. Até na definição nos diminuímos, quando nos tratamos como microempresários. E sem ambição qualquer meta é impraticável. (Luc Pinheiro)
Uma medida de sucesso importante é a capacidade de identificar o fracasso rapidamente! (Ilson Bressan)
Meu sucesso tem a ver com o trabalho cooperativo. Sempre fui aberto, as pistas de skate abertas a qualquer pessoa. E assim fomentamos um ninho de ases do skate em Floripa. (André Barros)
Todos precisam de um mentor, ele é decisivo para um negócio. Alguém no qual se confia e que vai apontar as besteiras que você está fazendo, sem constrangimentos. Não é necessário que seja alguém mais velho, mas que o conheça profundamente e que também domine o negócio.
(Luc Pinheiro)
O Peixe Urbano obteve sucesso por que identificou sua capacidade de impactar o mercado. (Ilson Bressan)
Sou comunitário, valorizo os negócios e as iniciativas do meu bairro, compro e contrato no Rio Tavares e nas proximidades. É uma prática sustentável e ao acesso de todos. (André Barros)
Inovação demanda foco, disciplina e ambiente criativo, além de excelência na execução. E suar muito, é claro! (Ilson Bressan)
Nunca monte seu negócio ou lance um produto fora do timing. Antes da Netflix, nos Estados Unidos, já havia empresas que ofereciam conteúdo por streaming, mas faltava a banda larga para viabilizar. A Netflix teve a ideia certa no timing certo. (Luc Pinheiro)
Uma marca me toca quando ela me transmite credibilidade e transparência. Suas práticas, ao longo do tempo, revelam esses valores. (Ilson Bressan)
Negócio não é filho, que nunca podemos abandonar. Negócio deve dar resultados financeiros aos sócios ou não se justifica. Um empreendedor reinicia seus negócios sempre que queira ou necessite. (Luc Pinheiro)