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O papel do plano de negócios na estruturação da empresa

28 de fevereiro de 2019 - Destaque, Notícias em Geral

O papel do plano de negócios na estruturação da empresa

 

O plano de negócios é uma importante etapa para estruturar a empresa que vai entrar no mercado ou que busca melhorar sua gestão. O documento ajuda na análise de mercado, a medir a viabilidade do negócio e trazer informações detalhadas do setor, clientes, serviços e fornecedores. Além disso, aponta quais os pontos fortes e fracos da marca.

Antes de tudo, o plano de negócio é uma ferramenta para evitar riscos futuros. Consequentemente, devido ao estudo aprofundado, indica oportunidades e fatores que requerem atenção para que o empreendimento prospere.

O documento serve de base para gerenciar a empresa. Sendo assim, oferece informações detalhadas do negócio, assim como do produto ou serviço oferecido.

O planejamento não elimina completamente os riscos. Porém, evita que erros sejam cometidos pela falta de análise e, assim, diminui as incertezas do negócio.

Mas como elaborar um plano de negócios? Confira as seções que devem constar no planejamento:

Parte 1: Sumário executivo

O sumário executivo do plano de negócios deve fornecer uma visão geral e clara do negócio. Portanto, o ideal é que, apesar de ser a primeira parte do documento, seja escrito por último.

No sumário deve estar uma descrição do que é a empresa, seus diferenciais competitivos e missão. Além disso, é importante constar o perfil dos empreendedores, os produtos e serviços e seus benefícios, perfil dos clientes e localização.

Indicadores financeiros, investimento total , forma jurídica, enquadramento tributário e fonte de recursos também são descritos nessa parte.

É essencial que seja conciso, tendo no máximo três páginas.

Parte 2: Análise de mercado

A função da análise de mercado é compreender o mercado de atuação e conhecer clientes, concorrentes e fornecedores. Consequentemente, essa etapa do plano de negócios vai ajudar a identificar o segmento de clientes que a empresa irá atender ao apresentar as características comuns dos consumidores.

Algumas perguntas que podem guiar esse processo são: Quem está comprando? O que está comprando? Por que está comprando? Além disso, vale observar fatores como hábitos de compra, renda e nível cultural. Veja mais sobre como criar uma persona para sua empresa.

Primeiramente, o conhecimento proveniente dessa análise vai definir quais serão os canais de distribuição, ações promocionais, plano de comunicação e política de preços. Em segundo lugar, vai analisar a concorrência em relação à posição no mercado e, por último, os fornecedores.

Parte 3: Plano de Marketing

Depois de traçar o perfil do público, o plano de negócios vai pensar no posicionamento do produto ou serviço no mercado. Questões como se irá prevalecer a qualidade ou o bom custo-benefício serão respondidas aqui.

É importante saber o valor que o seu produto carrega, tanto no preço quanto na qualidade, para tomar decisões específicas quando for anunciá-lo. Conhecer o que a empresa está vendendo ajuda a convencer outras pessoas a comprar.

Portanto, defina preço, estratégias promocionais e estrutura de comercialização. Inclua também uma descrição dos principais produtos.

Parte 4: Financeiro

Na seção sobre o financeiro do plano de negócios, o empreendedor terá uma ideia de quanto será preciso investir para colocar a empresa em funcionamento. O documento deve conter estimativas de custos iniciais, despesas e receitas, capital de giro, fluxo de caixa e lucros.

Apresente cada item com detalhes para evitar desperdícios e otimizar rotinas. Os custos pré-operacionais devem ser projetados. Portanto, identifique o que será necessário adquirir para que a empresa seja aberta, como o aluguel, a reforma do espaço e as taxas de registro.

Além disso, inclua a lista de equipamentos, ferramentas e veículos que serão necessários para funcionar. Coloque esses itens no grupo de investimentos fixo.

Parte 5: Plano Operacional

Essa etapa do plano de negócios irá mostrar como a empresa vai desenvolver e operar os serviços e produtos. Por isso, é importante descrever como acontecerá o processo para produzir, vender e executar os serviços.

Sendo assim, relacione os equipamentos, pessoas e tempo para cada etapa. Identifique qual a capacidade instalada da empresa. Isto é, quanto a empresa pode produzir, vender ou prestar serviços em um período.

A capacidade instalada vai depender do número e capacitação dos funcionários, produtividade dos equipamentos, disponibilidade dos fornecedores e capacidade de distribuição e armazenamento.

Faça também o layout de distribuição de setores, pessoas, móveis e equipamento, de acordo com a planta da empresa. Relacione os cargos e qualificações para ocupá-los.

Ferramenta gratuita para elaborar plano de negócios

São várias etapas e pode parecer difícil montar um plano de negócio. Portanto, para auxiliar os empreendedores que querem estruturar suas empresas no papel, o Sebrae criou uma ferramenta. O software é gratuito e guia as etapas, ajudando para que não faltem informações.

Confira a ferramenta aqui.

Modelo Canvas para fazer plano de negócios

O modelo Canvas é menos analítico do que um plano de negócios bem documentado. Entretanto, a técnica ajuda a ter insights sobre o negócio e funciona como roteiro para registrar e validar hipóteses.

Veja como fazer.

 

Referência:  Sebrae

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