Loading...

Inteligência Artificial e Machine Learning como aliados da Economia Criativa

4 de abril de 2019 - Destaque, Notícias em Geral

Inteligência Artificial e Machine Learning como aliados da Economia Criativa

A economia criativa ganhou impulso com o surgimento de novas tecnologias. As ferramentas disponíveis hoje no mercado permitem desenvolver negócios promissores a partir de ideias criativas. Com o termo economia criativa surgiu outra visão de crescimento econômico, estabelecendo uma relação entre inovação, criatividade, sustentabilidade, tecnologia e cultura.

Se você usa a sua criatividade e inovação para criar um produto comercial, seja ele tangível ou não, você faz parte da economia criativa. Entretanto, é importante ressaltar que, para ser classificado como economia criativa, é preciso gerar algum tipo de valor para a indústria.

Os quatro principais setores de classificação do conceito são patrimônio, artes, mídia e criações funcionais.

Patrimônio ou herança cultural diz respeito às formas de arte. Portanto, inclui desde expressões culturais tradicionais, como festas e celebrações, até locais relacionados, como sítios arqueológicos, museus, livrarias e exposições.

Enquanto isso, o campo das artes abrange também valores de identificação e significação simbólica. Por exemplo, com esculturas, fotografias, pinturas e outras expressões artísticas.

A categoria de mídia produz conteúdo com o objetivos de estabelecer um canal de comunicação, indo de mídias tradicionais como jornal, televisão e rádio, até redes sociais.

Em comparação, as criações funcionais englobam indústrias que oferecem serviços e produtos que surgem devido a uma demanda. Por exemplo, design de interiores, moda, publicidade, pesquisa, entre outros.

 

Economia criativa na era digital

Inteligência artificial e machine learning são tecnologias que tem tudo para contribuir com a economia criativa.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial permite combinar conteúdos com as respectivas audiências de maneira mais eficaz.

A IA assumiu a responsabilidade por tarefas que eram muito complicadas, demoradas ou trabalhosas para humanos. Como resultado, ampliou o campo de ação e fazendo com que os profissionais tenham mais tempo livre para atividades criativas.

Um exemplo dessa tecnologia é o Google Assistant, que está em desenvolvimento. A empresa já fez demonstrações de que o assistente consegue fazer sozinho ligações e marcar compromissos. Além disso, vai ser apto para gerenciar luzes e funcionamento de eletrodomésticos.

Machine Learning

Já o machine learning é um sistema que pode modificar o comportamento da máquina autonomamente tendo como base a sua própria experiência.  Regras lógicas são geradas com base no reconhecimento de padrões dentro dos dados analisados. O objetivo é melhorar o desempenho da tarefa ou tomar a decisão mais apropriada para o contexto.

O machine learning é utilizado, por exemplo, em buscadores. O intuito é que o algoritmo aprenda como é o comportamento do usuário ao fazer buscas para entregar os resultados que ele precisa.

Essa tecnologia é utilizada em plataformas de streaming de vídeo e áudio. O histórico de conteúdo reproduzido ou rejeitado pelo usuário é analisado para dar a ele recomendações condizentes com os seus gostos.

 

O que essas tecnologias têm em comum é trabalhar com base de dados e favorecer a experiência do usuário. Na economia criativa, uma boa forma para a ideia inovadora trazer retorno financeiro é pensar em um projeto escalável. Sendo assim, essas novidades do mercado digital são aliadas para crescer rapidamente e com engajamento dos usuários através de uma experiência positiva.

As ferramentas para facilitar o crescimento estão aí, mas a ideia criativa ainda é o essencial para unir demandas do público com o que a tecnologia tem a oferecer.

 

Bruna Andrade

Referências: Hotmart, Tecnoblog

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...