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Parceria entre empresas: saiba como planejar

25 de junho de 2020 - Notícias em Geral

Parceria entre empresas: saiba como planejar

 

A ACIF tem como uma de suas premissas o associativismo. Acreditamos que através dele o empresário consegue ter acesso a inúmeras ferramentas para crescer. Seja através de novos núcleos, onde trocam experiências sobre seus negócios, ou fazendo parcerias.

Participar de uma associação possibilita conhecer outros empresários, seja do mesmo ramo ou não. Assim, há muita troca de experiências, suporte para enfrentar desafios e superar dificuldades, novas descobertas inovadoras, dicas, ideias e ainda criação de parcerias.

As parcerias são muito importantes para qualquer tipo de negócio, elas até foram assunto no Retail’s Big Show de 2019 – o maior evento internacional de varejo, que reúne milhares de participantes com palestras e exposições. E são uma ótima oportunidade para as empresas – especialmente as micro ou pequenas – crescerem. Até porque, na maioria dos acordos de parceria, não são necessários grandes investimentos.

Elas tendem a agregar valor para ambas as partes, que têm um objetivo – seja vender mais, crescer, ou melhorar a conexão com o consumidor. Com isso, as empresas que participam dessa parceria conseguem uma evolução econômica, de posição no mercado e de fortalecimento de marca muito mais rápido do que se estivesse sozinha. 

As vantagens são enormes para todas as partes. Alguns exemplos são:

  • Maior alcance da marca, tornando seu negócio mais conhecido;
  • Aumento da produtividade, uma vez que vocês irão compartilhar tarefas e produção;
  • Somar experiências, e assim, aumentar a competência do negócio;
  • Fornecer um preço acessível nos produtos, já que o custo será dividido pelas empresas participantes.

A parceria é uma proposta, que se bem planejada, só tende a somar para os negócios envolvidos. Trouxemos algumas dicas para esse planejamento, confira.

1- Saiba quais são suas reais necessidades nesse momento. As vendas estão fracas? Sua marca não é muito conhecida? Mapeie todo seu negócio, e veja os pontos que ter um parceiro ajudaria.

2- Conheça muito bem a empresa que você está buscando a parceria. Localize aqueles que compartilhem dos mesmo valores e práticas empresariais que você. Caso sua rede de possíveis parceiros seja restrita, lembre-se que workshop, feiras e eventos são ótimos locais para conhecer novos empresários. E mesmo com o isolamento social, há muitos eventos acontecendo online. Confira nossa agenda.

3- Defina bem todo o escopo dessa parceria. Quantos meses vai durar, quais são os direitos e obrigações de cada parte, como serão feitos os investimentos e os compartilhamentos dos retornos.

4- Com isso em mente, você já está pronto para começar sua parceria. Apesar de elas não serem o foco de nenhum negócio, são um instrumento de estratégia para o crescimento das partes envolvidas. Por isso, são muito atrativas para qualquer empresa.

Com a crise que o coronavírus instaurou, muitas micro ou pequenas empresas procuraram parceiros comerciais. Por exemplo, se você é uma loja de chocolate, já pensou que legal fazer parceria com uma floricultura e vender cestas especializadas para datas comemorativas, como dia das mães ou dos namorados? Além disso, caso uma das partes ainda não esteja no meio digital, você pode usar o canal da outra para montar kits e vender juntos. 

Dessa forma, além do lucro, as duas ganharam mais visibilidade por estar vendendo um produto “novo”. E a parte que ainda não estava no meio digital, poderá migrar, e já terá alguns clientes lá.

Outra dica interessante são os novos recursos que o Instagram tem adicionado à rede social. Os pequenos negócios estão ganhando mais visibilidade com a hashtag “apoie o comércio local” no Instagram. Com ele, você pode marcar sua loja ou restaurante, e as pessoas que moram na mesma cidade conseguem ver os pequenos negócios perto dela. 

Além das parcerias, e suas inúmeras vantagens, o associativismo traz outras formas de juntar empresas e fazê-las crescerem. Como o aculturamento, aumento da capacidade de cada negócio, troca de conhecimento, formação de núcleos, entre outras.

A ACIF acredita muito na união dos empresários e na luta por seus direitos diante da sociedade civil. 

Você já conhece todas as vantagens de ser um associado? Veja na nossa página, e venha fazer parte dessa união!

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