O ex-Presidente e Conselheiro da ACIF, Comendador do Esporte de Santa Catarina, Ody Varella, comemora na terça-feira, dia 03 de novembro 99 anos de idade e de bons serviços prestados a ACIF e ao desenvolvimento de Florianópolis e do Estado de Santa Catarina. Natural de Tijucas, iniciou a sua vida profissional na cidade de Joinville, nas promissoras industrias da década de 30, a Consul e a Tigre.
Ody Varella chegou à Capital, 1957, vindo de Joinville, para dirigir as lojas A Modelar, criada pelo comerciante Jacques Schweidson. A rede era composta por quatro lojas, três na rua Trajano (moda, móveis, eletrodomésticos) e uma de característica popular na rua conselheiro Mafra, a Grutinha.
Na comunicação, integrou o grupo que criou a televisão em Florianópolis e de 1973 a 1979, respondeu pela diretoria Administrativa e Financeira do único meio de mídia eletrônica em atividade na época: a Rádio e TV Cultura, que exigir de forma recorrente a superação de obstáculos, pelas limitadas tecnologias e o turbulento acesso até a sede da empresa no topo do Morro da Cruz.
ACIF
Na ACIF, foi eleito, pela primeira vez , vice-presidente em 1966, na gestão do Barão Dietrich Von Wangheheimer. Em 1971 foi eleito presidente, cargo que exerceu até 1975 e posteriormente de 1985 a 1987. Ocupou, ainda, os cargos de vice-presidente, diretor financeiro, conselheiro e presidente do Conselho Superior.
Durante suas gestões liderou diversas lutas em benefício da classe empresarial, destacando-se as campanhas pela construção da BR 282, Lages-Bom Retiro-Florianópolis e a internacionalização do Aeroporto Hercílio Luz. E, 13 de maio de 1971, nas comemorações dos 56 anos da entidade inaugurou a primeira sede própria, na rua dos Ilhéus, sobre loja, edifício Jorge Daux.
Facisc
Depois de consolidar a ACIF como entidade representativa do empresariado da capital, partiu para um projeto ainda maior, quando em 1971, fundou a Facisc – Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina, cuja entidade presidiu de 1971 a 1975.
Esporte
No âmbito esportivo, foi atleta de vôlei, basquete e foi técnico de vôlei, vindo a fundar a Liga Atlética Norte Catarinense. Presidiu a Federação Atlética Catarinense durante 12 anos, responsável pela delegação de Florianópolis nas primeiras edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Presidiu a Federação Catarinense de Futebol de Salão, vice-presidente do Lira Tênis Clube e membro do Conselho Superior do Figueirense FC.
Pela atuação abnegada e contribuições voluntárias , é detentor de inúmeras homenagens : a Comenda do Mérito do Registro Mercantil, O Prêmio Destaque da Contabilidade, Cidadão Honorário de Florianópolis, Comenda , e a Comenda do Mérito Desportivo, Homenagem Especial do Prêmio Dakir Polidoro de Imprensa, Sócio Benemérito da ACIF e em 2017, também da ACIF , recebeu a sua maior honraria, a Ordem do Mérito Empresarial.
Manoel Timóteo de Oliveira Neto
Relações Públicas da ACIF