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Principais dicas para reduzir a inadimplência de seus clientes

3 de março de 2021 -

Principais dicas para reduzir a inadimplência de seus clientes

Todo empresário precisa saber cobrar clientes e evitar dívidas. Mas empresas que trabalham com pagamentos recorrentes têm sempre um desafio maior ao fim do mês ou do ano: o de manter a inadimplência baixa e o fluxo de caixa girando.

Empresas que cobram no formato de assinaturas e mensalidades, como academias, cursos online e serviços de streaming, por exemplo, contam com cobrança recorrente de seus clientes. Ou seja, um pagamento com tempo pré-determinado, podendo ser mensal, trimestral, semestral ou anual.

Para dar conta dos custos e despesas que um negócio precisa bancar para se manter ativo, o empresário deve ter a garantia do pagamento recorrente pelos produtos e serviços. Por isso, garantir esses pagamentos ao fim de cada período significa saúde financeira e  crescimento e desenvolvimento do negócio.

O cenário dos inadimplentes no Brasil tem mostrado um alto índice nos últimos anos e hoje ainda vemos que uma grande parte dos clientes não pagam suas dívidas.

Só em março de 2019, a quantidade de pessoas com dívidas atrasadas ou negativadas no Brasil foi de 63 milhões. E em 2018, 42% da população brasileira esteve com o CPF restrito por atrasos no pagamento das contas.

Duas maneiras eficientes de evitar a inadimplência é reduzir os clientes que não pagam e garantir uma gestão organizada dos processos de cobrança.

Neste artigo, você vai conferir alguns pontos de atenção e principais dicas para reduzir a inadimplência de seus clientes, aprendendo a cobrar os devedores e se organizando melhor financeiramente.

O que considerar inadimplência 

Antes de mais nada, é preciso entender quando considerar inadimplência e qual taxa é aceitável para a saúde financeira do seu negócio.

Segundo o Banco Central, a atenção sobre a inadimplência deve redobrar quando ela está acima de 5%, levando em conta os pagamentos não quitados com mais de 90 dias de atraso.

Lidando com a situação para não sair no prejuízo

Um dos desafios do empresário que depende de pagamentos recorrentes é lidar com os clientes inadimplentes.

Afinal, qual a melhor maneira de abordar este tipo de cliente? O que podemos fazer para deixá-lo mais seguro na hora da compra?

Para conquistar maior controle sobre as finanças e obter um faturamento dentro do esperado, algumas dicas são essenciais. Continue lendo o artigo e confira.

Dicas fundamentais para resolver dívidas

Pagamento facilitado

Ninguém gosta de estar com dívidas. Na maioria das vezes, as pessoas só se endividam porque acabam não tendo mais condições financeiras de quitar seus débitos.

Por isso, entenda a situação de seus clientes inadimplentes e ofereça outras formas de pagamento.

Você pode ampliar as opções de bandeiras de cartões de crédito, disponibilizar boletos com desconto por e-mail, implementar pagamentos em carnê, adotar um sistema de pagamento digital, etc.

Além de atrair novos clientes, formatos mais diversificados de pagamento irão reduzir e prevenir a inadimplência na sua empresa.

Bom atendimento ao cliente

Não é novidade que o bom atendimento é essencial para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. E essa boa prática também deve ser lembrada quando precisamos lidar com clientes inadimplentes.

O bom atendimento durante uma renegociação de valores, por exemplo, é essencial para resolver a inadimplência e ainda manter o bom relacionamento.

Ao lidar com um cliente que não paga, é importante entender os motivos que causaram o atraso. Às vezes o devedor apenas se esqueceu da data de vencimento.

É necessário sempre ouvir o que o cliente tem a dizer, cuidando para não constrangê-lo e deixando claro que a empresa quer resolver a situação e que também preza pelo relacionamento com o cliente.

Outra dica é definir o meio mais adequado para contato em casos de atraso de pagamento. Dispare os lembretes pelo canal mais usado por ele, para garantir que ele receba o aviso e só depois entre em contato por telefone.

Tenha controle sobre os atrasos

Uma boa organização é fundamental para ter controle sobre o faturamento de um negócio. E controlar os atrasos de clientes devedores é parte importante dessa organização.

Tenha o registro dos dados de todos os clientes com o valor da dívida, tempo de atraso e informações da pessoa.Coloque em uma planilha estas informações e acompanhe mês a mês. Dependendo do volume de clientes pode ser interessante ter um sistema de automação para melhor controle.

Tenha uma política de cobrança

Para uma boa gestão de inadimplência é importante contar com uma política de cobrança, um documento onde estão sinalizadas as medidas a serem tomadas em caso de não pagamento.

Na política, você definirá as etapas caso haja inadimplência. Quando enviar lembrete para sinalizar o vencimento do pagamento, quando telefonar para o cliente perguntando sobre o motivo do atraso, e mesmo quando cortar o serviço do cliente e, em casos extremos, aplicar as medidas jurídicas cabíveis.

Esteja aberto para negociações com o cliente

Outra prática de gestão de dívidas e clientes inadimplentes é abrir para negociação. Caso o cliente realmente não tenha condições de pagar, é possível rever a situação e parcelar em mais vezes ou oferecer um desconto ao pagar à vista por exemplo.

Para isso, avalie o histórico do devedor e, caso ele seja um bom pagador, e esse seja um caso à parte, facilite a negociação.

Deixe claro o seu interesse em manter um bom relacionamento com o devedor e que sua empresa o valoriza como cliente.

Escolha sempre a abordagem amigável

Ao lidar com um cliente inadimplente, escolha sempre a abordagem amigável. A empresa tem sim o direito de cobrar o cliente, mas a postura adotada nesta hora pode fazer grande diferença.

Dependendo da forma que é cobrado, o devedor pode acabar demorando ainda mais para pagar, deixar de vez de comprar na empresa e ainda queimar o seu negócio no mercado.

Lembre sempre de respeitar o Código de Defesa do Consumidor e, sempre que possível, usar a situação de forma a fidelizar o cliente.

Ofereça vantagens para quem paga em dia

Uma maneira de contornar a inadimplência e ainda fidelizar seus clientes é oferecer vantagens e benefícios para quem paga em dia.

Essas vantagens podem ser algum brinde ou bônus, um desconto ou pontos em um cartão de fidelidade. 

Adote um sistema de gestão financeira

Tenha em mente que o controle sobre inadimplência no seu negócio é um trabalho contínuo. Por isso, invista em um sistema de gestão. 

A automatização dos processos financeiros vai ajudar seu negócio a ganhar tempo e a estar mais organizado.

Softwares de Enterprise Resource Planning (ERP) e de Custommer Relationship Management (CRM) são ferramentas bastante utilizadas hoje para controlar a base de clientes e reduzir a inadimplência.

Serviços de base de dados para consulta de crédito também são uma maneira eficiente de otimizar e gerenciar a carteira de clientes, reduzindo a inadimplência, encontrando clientes bons pagadores e renegociando dívidas de maneira segura.

Tenha uma carta na manga

Já sabemos que o trabalho de gestão de inadimplência é constante e de máxima importância para manter o fluxo de caixa da empresa.

Este é um desafio contínuo e em certos momentos pode ficar mais difícil de manter a recorrência dos pagamentos. Nessas horas é importante também ter a segurança de uma reserva de emergência.

Uma opção para garantir essa segurança são as linhas de crédito.

Mesmo pequenas e microempresas podem solicitar e garantir crédito para financiamento. E estando associada a uma entidade representativa, a empresa tem ainda valores diferenciados e taxas subsidiadas.

Aquisição de linhas de crédito para micro e pequenas empresas é só uma das diversas vantagens de fazer parte da Associação Empresarial de Florianópolis. Confira todas elas.

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