A última década fez despertar no florianopolitano o orgulho de viver em uma cidade referência em desenvolvimento tecnológico e inovação. Isso é fruto de um trabalho árduo desempenhado por milhares de empreendedores, acadêmicos e gestores que se devotaram a fazer de seus negócios e pesquisas prosperarem, trazendo consigo crescimento para a cidade.
Também podemos dizer que, nesta construção de uma Florianópolis próspera, houve participação de agentes públicos — que ora auxiliaram na indução de negócios, ora se abstiveram de prejudicar.
A verdade é que, se tratando de inovação, não atrapalhar pode ser o mais valoroso atributo daqueles que querem que floresça a criatividade dos raros talentos que temos aqui. Assim como precisamos ter humildade em reconhecer que nada poderíamos acrescentar a uma tela de Picasso e, portanto, ajudaríamos o artista em não lhe perturbar a paz; precisamos também ter a humildade de reconhecer que o máximo que podemos oferecer aos nossos empreendedores é não colocar mais obstáculos em seus caminhos.
Essa é a lição do famoso encontro de Alexandre, o Grande, com o Diógenes de Sinope. Quando o monarca perguntou o que poderia fazer pelo filósofo, este apenas pediu que andasse para o lado e parasse de lhe fazer sombra.
No entanto, a municipalidade está em falta com os empreendedores da tecnologia. Apesar de todo orgulho em afirmar Florianópolis como capital da inovação, a cidade amarga a 90ª posição (de 100) no ranking das Cidades Amigas da Internet. Em pleno 2021, para regular a instalação de antenas, o município utiliza normas editadas quando havia apenas internet discada.
Não só isso, quando enfim seria votado o projeto de lei para atualizar e simplificar o procedimento para instalação de antenas na Câmara de Vereadores — projeto que viabilizaria a recepção da tecnologia 5G em Florianópolis — a matéria foi retirada de pauta por pedido vindo da bancada do atual governo.
É urgente que os vereadores revejam suas prioridades e retomem imediatamente a discussão do projeto. O progresso da cidade não pode esperar.