Loading...

Jovem empreendedor: não desista na primeira crise

3 de março de 2022 -

Jovem empreendedor: não desista na primeira crise

Não adianta. Toda empresa um dia irá passar por desafios e obstáculos durante sua jornada,  principalmente no começo dela. Mas esses imprevistos não devem ser impedimento para seguir o sonho de empreender.

Por isso a resiliência é uma das mais importantes habilidades que um empreendedor pode ter. Afinal, grandes empresas já passaram por crises para chegar onde estão hoje. Não seria diferente com as pequenas e jovens empresas que estão iniciando agora. A questão principal é não desistir nas primeiras crises. 

Mas como sair mais fortificado de uma crise?

Lendo assim parece muito simples. Na prática, o microempreendedor que está começando precisa ter a segurança e determinação de seguir identificando os erros e aprendendo com eles. E nada melhor do que aprender com quem já passou por isso, não é mesmo?

Nesse artigo você vai conferir algumas dicas de empreendedorismo para superar desafios e até mesmo crises com base na experiência de outros empreendedores.

 

Quais os principais desafios no começo do jornada pelo empreendedorismo?

A falta de planejamento e de organização para prever os primeiros passos normalmente são os principais motivos pelos quais uma empresa jovem acaba fechando cedo demais. Segundo dados do Sebrae, a cada 100 empresas abertas no país, pouco mais de 75% sobrevivem ao primeiro ano.

Entre os desafios que afligem o empreendedor nos primeiros anos estão:

  • Falta de um planejamento financeiro e de capital de giro
  • Dificuldade de tornar a empresa conhecida no mercado e de fidelizar clientes
  • Alta taxa de inadimplência
  • Inexperiência somada à falta de capacitação, rede de apoio e oportunidades de networking
  • Aumento do preço dos de insumos e outras despesas, como água, luz e gasolina
  • Alta rotatividade dos colaboradores, o que gera custos mais altos com contratação

E como contornar esses desafios? Já entendemos que todo começo é difícil e pede mais resiliência empreendedora que o habitual, mas quando temos pessoas que nos apoiam ao nosso lado, um bom planejamento e boas práticas na gestão da empresa fica tudo mais claro e próximo do sucesso.

 

Como se preparar para os desafios?

Independentemente do ramo de atuação, todo empreendedor vai em algum momento ter de encarar desafios parecidos, próprios do empreendedorismo. Por isso, mesmo que o mercado esteja favorável e que exista demanda para seu produto ou serviço, mantenha em mente que existem crises que podem surgir e acabar abalando a todos. E estar preparado para elas é fundamental para não passar sufoco, principalmente no início da jornada.

Incertezas são comuns durante o caminho do empreendedorismo. Não deixe que  seu sonho seja abalado pelos primeiros obstáculos que encontrar. Confira algumas dicas e boas práticas que vão ajudá-lo a conquistar o sonho de empreender, mesmo em momentos difíceis:

 

Planejamento é tudo

Defina o segmento de mercado em que sua empresa vai atuar, estude o público, as necessidades a suprir desse público, quais as atividades exatas do seu negócio, etc.

 

Não tenha medo de trocar ideias

Compartilhar ideias e experiências e conversar com outros empreendedores é fundamental para ouvir conselhos de profissionais mais experientes e novas ideias de pessoas com visões de mercado diferentes.

 

Atenção redobrada no planejamento financeiro

As finanças do negócio precisam estar muito bem organizadas para começar bem. Comece organizando o fluxo de caixa da sua empresa por meio de planilhas e garanta o controle da movimentação de entrada e saída, prevendo os meses seguintes. Analise também os custos da implementação da empresa e seu gasto da manutenção, considerando custos fixos e variáveis

 

Estude o mercado

Quanto mais você se debruça sobre o segmento em que vai atuar, mais segurança terá na hora que criar estratégias e adotar técnicas de venda do seu serviço ou produto. Essa pesquisa de mercado é importante também para analisar a melhor hora de lançar seu negócio. Se o mercado não se mostrar favorável no momento, talvez seja mais inteligente esperar mais um pouco.

 

Crie valor para sua marca

É essencial apresentar diferenciais para seus produtos ou serviços e destacar-se no mercado. Estudando bem o público e suas necessidades e dores, você vai conseguir desenvolver soluções mais inovadoras, criando valor para o que sua empresa oferece.

Essas são só algumas dicas para começar acertando no mundo do empreendedorismo. No decorrer do trajeto diversos desafios surgirão.

 

Fazendo da crise uma oportunidade de crescimento

Parece impossível lembrar das crises mais recentes pelas quais passamos e pensar que tiveram empresários e empresárias que conseguiram dar a volta por cima. Fazer de uma crise uma oportunidade de crescimento parece utópico demais pra ser verdade.

Mas é só olhar para a última crise, causada pela pandemia da COVID-19, para perceber vários empreendedores que, resilientes aos imprevistos, conseguiram transformar seus modelos de negócio e superar os desafios.

A melhor maneira de buscar maneiras criativas de superar os desafios do empreendedorismo é estudando cases e se inspirando em empresários e empresárias como a gente. Confira abaixo dois cases super interessantes de superação do empreendedorismo na pandemia para se inspirar:

 

A volta do drive-in na inovação do setor de eventos

Um case bem inspirador a se estudar é o do Doreni Caramori, ex-presidente da ACIF e empresário do setor de eventos, um dos segmentos mais afetados pela pandemia. Em live do Projeto Mentoria, projeto especial do Núcleo Empresarial ACIF Jovem, Doreni contou um pouco de como foi o impacto no início da pandemia e a postura da sua empresa tomada para superá-la.

O grupo de entretenimento do qual o empresário faz parte atua com casas de show, casas noturnas, beach clubs, eventos esportivos e com uma média por ano de cerca de 200 eventos realizados fora das casas do grupo. O impacto não tinha como ser pequeno, afinal, o grupo ficou 100% paralisado durante 3 meses.

A gestão de crise da empresa então iniciou olhando para dentro da organização e valorizando seus principais ativos: clientes, colaboradores e caixa.

Muitos ingressos para eventos já haviam sido vendidos e não puderam ser entregues. Por isso, foi preciso primeiro estabilizar o relacionamento com os clientes.

Em um primeiro momento foi feita também a gestão da saúde dos colaboradores com o afastamento presencial dos grupos de risco, adoção do home office em rodízio e posteriormente do home office 100%.

Por fim, foi estudada a gestão do caixa, através de ferramentas internas de gestão financeira e institucionais por meio do diálogo com o Governo do Estado.

Mas além dessa gestão interna, era preciso trazer inovações para contornar a restrição que o isolamento pedia.

Uma solução foi unir os projetos que já existiam e foram paralisados aos projetos que estavam alinhados com as limitações que a pandemia trouxe.

Outra solução foi transformar alguns dos eventos em experiências drive-in. Shows e sessões de cinema no formato drive-in então se tornaram uma alternativa segura e que trouxe experiências para fora da casa que as pessoas estavam buscando no auge do isolamento.

Doreni cita que a crise vai sempre oportunizar novas visões de mercado e de vide e que por isso é tão importante olhar com atenção para as alternativas e soluções escondidas. “A pessoa pode lamentar ou aprender. Nem sempre vai ser uma oportunidade de negócio, às vezes vai ser só um aprendizado, mas que vai entregar algo e daqui um ano deixar você muito mais forte.”

 

O empurrãozinho que a empresa precisava

Outro exemplo de superação foi o caso da Juliana Marques, empreendedora da área de estética que venceu a crise na sua empresa mesmo estando entre os segmentos mais impactados pelas restrições que a pandemia trouxe.

Também através do Projeto Mentoria, a Juliana contou que a pandemia veio quando seus planos eram justamente o de expandir seu negócio. Justo quando a empresa iria começar a crescer e ampliar a estrutura de atendimento, foi preciso parar e reavaliar os próximos passos.

A micropigmentadora precisou então fechar a empresa por um período e suspender o atendimento presencial na estética e também à domicílio para reorganizar e reestruturar seu modelo de negócio.

Além da ampliação de espaço, estava nos planos a venda de cursos online da área de estética. Juliana conta que esse foi um projeto que ganhou forma depois e por conta da pandemia. “Estava no projeto, mas não para agora. A pandemia assustou, pegou todo mundo de surpresa, mas deu um empurrão na gente”.

 

Cerque-se de empreendedores como você

É sempre inspirador quando empresários com desafios semelhantes aos nossos superam grandes desafios, não é mesmo?

As histórias contadas neste artigo foram tiradas da live Histórias fora da curva em meio à pandemia do Projeto Mentoria, um projeto realizado pelo ACIF Jovem, núcleo empresarial da Associação Empresarial de Florianópolis, que você pode conferir na íntegra no canal do YouTube da ACIF.

Esses foram apenas dois dos vários cases de superação e inovação no empreendedorismo que você encontra no ACIF Jovem.

O ACIF Jovem é um núcleo voltado a jovens empreendedores que assim como você estão em constante sede por conhecimento, com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal, o relacionamento associativo e a luta por representatividade no cenário econômico e político catarinense.

Faça parte dessa rede de contatos! Participe de um núcleo empresarial e ganhe mais essa força ao superar crises e vencer.

LEIA TAMBÉM

Rodadas de Negócio: conheça as oportunidades de networking em Florianópolis
A importância de aproveitar eventos sazonais para impulsionar uma marca
Plano de saúde ou convênio médico: qual escolher?

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...