Loading...

Redução de custos: por que o associativismo faz a diferença?

25 de agosto de 2022 -

Redução de custos: por que o associativismo faz a diferença?

Vem se tornando cada vez mais desafiador empreender e tornar uma empresa competitiva no mercado. Principalmente quando nos vemos diante de crises.

Só no no primeiro quadrimestre de 2022, foram mais de 1,3 milhão de empresas abertas no país, segundo boletim do Mapa das Empresas, da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME).

O mercado está mais competitivo e para acompanhá-lo é preciso buscar apoio em quem está focado em crescer a economia local e ajudar os empreendedores a ganhar vantagens e reduzir custos.

Como funciona o associativismo empresarial?

O associativismo empresarial surge neste contexto como uma solução para unir empresários e criar vantagens competitivas no mercado, além de representar o setor em importantes decisões diante do poder público.

Nesse sentido, as associações empresariais são o melhor lugar para empresários e empresárias crescerem em conjunto. Afinal, faz toda a diferença estar em uma organização que apoia e age onde empresas sozinhas não conseguem atuar.

Uma dessas atuações são as compras coletivas, quando se busca reduzir custos e possibilitar o acesso a diversos produtos e serviços que antes estavam fora do alcance das pequenas empresas.

Independente do segmento ou tamanho da empresa, é fundamental ter boas práticas e estratégias para reduzir custos. Continue lendo o texto para entender a importância de reduzir custos nas empresas e como o associativismo pode auxiliar seu negócio a ser mais sustentável financeiramente.

Por que a redução de custos é importante?

Mais do que garantir renda com os produtos ou serviços, uma empresa deve também ter muito bem controlado quanto se gasta. De nada adianta gastar mais ou igual ao que se ganha.

Para isso, é fundamental um bom planejamento. Entenda a gestão financeira de seu negócio: analise todos os custos hoje de sua empresa e questione o impacto de cada um deles, suas consequências e os principais setores afetados.
Com isso em mente, existem diversas maneiras de realizar cortes de gastos de forma planejada, sem que o desenvolvimento da empresa seja prejudicado. Algumas formas de fazer isso, são:

  • Comece sempre com um planejamento estratégico de redução de custos, com metas, análises e pesquisas
  • Estude bem demissões e contratações de funcionários e tenha na ponta do papel os gastos com treinamentos e direitos trabalhistas
  • Revise o estoque parado. Investir em softwares de controle de estoque pode ser uma solução que lá na frente pode economizar muito dinheiro para sua empresa
  • Analise outras opções disponíveis das operadoras de telefonia e internet e dê preferência a planos corporativos mais econômicos
  • Invista em torneiras e descargas mais econômicas, lâmpadas de LED e sensores de movimento para economizar nas contas de água e energia
  • Renegocie com fornecedores para conseguir redução dos preços
  • Evite gastos com papel e impressões, digitalize documentos e priorize o uso de ferramentas de compartilhamento em nuvem

Como o associativismo auxilia na redução de custos

Além das dicas acima, sua empresa tem outras maneiras de garantir um modelo de negócio mais sustentável financeiramente, como contar com a rede de benefícios de uma associação empresarial.

São benefícios com custos muito mais baixos e que só uma associação empresarial conseguiria, gerando um diferencial competitivo para a empresa associada.

Hoje, as mais de 4.500 empresas que fazem parte da Associação Empresarial de Florianópolis têm diversas vantagens ao contratar serviços voltados à gestão empresarial, como: valores exclusivos em planos de saúde e planos odontológicos para funcionários, descontos especiais em serviço de consulta de crédito e linhas de microcrédito com condições especiais para pequenas empresas, entre outros benefícios.

Outra maneira de reduzir custos com uma associação empresarial é por meio do riquíssimo ambiente de networking que só se encontra em ambientes como os do associativismo. Eventos, rodas de conversa, cafés de negócios e núcleos empresariais são o lugar perfeito para empresários e empresárias desenvolverem novas ideias e estratégias para reduzir custos de seus negócios.

Quer saber mais sobre os benefícios do associativismo? Baixe o Guia de benefícios dos associados da ACIF. Ou cadastre-se agora para fazer parte da ACIF.

Crédito da imagem: Image by Freepik

LEIA TAMBÉM

Rodadas de Negócio: conheça as oportunidades de networking em Florianópolis
A importância de aproveitar eventos sazonais para impulsionar uma marca
Plano de saúde ou convênio médico: qual escolher?

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...