Ao se falar em sustentabilidade, o debate muitas vezes passa pelo destino correto daqueles produtos que não consumimos mais. Essa medida consciente vale também para os medicamentos e cosméticos magistrais, já que o descarte errado causa danos ambientais e à saúde pública. Pensando nisso, o Núcleo de Farmácias Magistrais da ACIF lança o projeto EcoDescarte Magistral, que faz o recolhimento apropriado dos medicamentos e cosméticos magistrais vencidos ou que não serão mais utilizados.
A iniciativa alerta a população para os problemas causados por medicamentos despejados em esgotos, lixo doméstico, pias e ralos. Os resíduos químicos presentes nesses produtos acabam indo para os rios e contaminando a água consumida. Além disso, manter em casa medicamentos e cosméticos vencidos ou sobras destes pode facilitar a automedicação e consequente intoxicação.
Os moradores da Grande Florianópolis e de Palhoça que prepararam seus medicamentos e cosméticos magistrais em uma das 15 empresas do Núcleo de Farmácias Magistrais da ACIF, podem levar seus produtos, vencidos ou não, na farmácia onde adquiriu para o descarte adequado. Esses estabelecimentos possuem um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) capaz de descartar seus resíduos internos e medicamentos com segurança, respeitando as normas ambientais.
Para mais informações, entre em contato com o Núcleo Setorial de Farmácias Magistrais: acifmagistral@antigo.acif.org.br