Os encontros semanais da diretoria da ACIF costumam reunir entidades, líderes políticos e empresários que discutem questões importantes para a associação e que refletem necessidades da cidade. Na última reunião, do dia 26 de julho, a ACIF recebeu o deputado federal de Santa Catarina Esperidião Amin, que recentemente propôs emendas ao Projeto de Lei que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) e veio à entidade para esclarecer os principais tópicos do PNE.
Amin é representante da Comissão Especial de Educação da Câmara dos Deputados junto com o deputado federal Pedro Uczai. Na reunião, ele comentou sobre algumas das 20 metas que compõem o Plano que deve ser instituído para o decênio 2011-2020. De acordo com o deputado, a oferta de educação infantil, por exemplo, é uma das carências da educação brasileira. “Com o plano, até 2020 50% da população de zero a três anos de idade deve ter acesso à educação infantil”, afirma Amin.
Propostas como a universalização do ensino fundamental com duração de nove anos para todos os estudantes de 6 a 14 anos e a inclusão escolar de 100% da população de 15 a 17 anos até 2016 também fazem parte do Plano. “Conquistas como essas podem ser conseguidas com mais facilidade se aumentarmos os investimentos na educação. Nesse sentido, outro objetivo desse projeto é ampliar a porcentagem do PIB destinado à educação para o patamar mínimo de 7%”, explica o deputado.
Acompanhe as notícias publicadas em nosso portal e continue por dentro das reuniões da diretoria da ACIF, que acontecem todas as terças-feiras.