Ubiratan Rezende conhece proposta que leva Feirão do Imposto às escolas
O Brasil apresenta uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo, representando 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Em 2010, cada brasileiro pagou, em média, R$ 6,8 mil em tributos e, no primeiro trimestre deste ano, a arrecadação de impostos bateu novo recorde: já são R$ 226 bilhões pagos ao governo, 12% a mais que no mesmo período do ano passado.
Conscientizar a população sobre o peso dos impostos, principalmente sobre os produtos e serviços consumidos, é uma das estratégias da ACIF para estimular o debate em torno do tema e alavancar mudanças no sistema tributário. Uma das propostas da entidade é ampliar o conhecido Feirão do Imposto – projeto realizado pelos núcleos jovens das associações empresariais onde o percentual de custo tributário é divulgado junto ao preço de mercado – levando-o às escolas da cidade por meio do ACIF Móvel. “É um meio de tratarmos a educação tributária e fiscal como um todo, já que os estudantes dividirão com a família o que aprenderem”, diz o diretor de Assuntos Tributários da Associação, Klaus Raupp. A ideia foi apresentada durante visita ao Secretário Estadual da Fazenda, Ubiratan Rezende. “A receptividade foi muito boa.
O secretário também considera importante manter o contribuinte sempre o mais informado possível. Inclusive pretendemos trabalhar em parceria com o programa de educação fiscal da Secretaria da Fazenda”, comenta o diretor de Assuntos Tributários, que participou do encontro acompanhado do conselheiro da entidade, Guilherme Ferla Júnior. A proposta de reforma tributária da ACIF também esteve em pauta durante a reunião. “Sem dúvida, foi uma excelente oportunidade para aproximarmos os projetos e ampliar o relacionamento com uma pasta cujas ações repercutem diretamente no cotidiano dos contribuintes”, destaca o diretor.