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Empresas e funcionários aprovam o novo registro de ponto eletrônico

22 de julho de 2011 - Novidades

Questionamentos sobre horas extras caíram 28%, revela o Instituto AGP

Numerosas empresas, em todo o Brasil, já adotaram o novo Registrador Eletrônico de Ponto (REP), criado pela portaria 1.510 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e que, após sucessivos adiamentos, entrará em vigor em 1º setembro.

Com a nova regulamentação, torna-se obrigatória a impressão gráfica pelos relógios de ponto de todo o movimento de entrada e saída dos trabalhadores, além armazenar estes dados em memória testada e certificada, para não apagar ou alterar os registros.

Pesquisa realizada pelo Instituto AGP com diversas empresas do País que já implantaram a inovação mostra que 74% delas e 78% dos funcionários aprovaram a novidade. O novo relógio de ponto melhorou a relação trabalhista e está oferecendo sensação de mais segurança a empregados e empregadores.

A quantidade de funcionários das empresas entrevistadas é bem dividida – entre 5 e 2.800 funcionários, sendo considerada mediana a que possui 70. Metade das empresas está utilizando apenas um REP e outra parcela representativa (31%) tem entre 2 e 4 equipamentos.

Segurança

“A grande maioria dos entrevistados está trabalhando com o registrador há mais de três meses – tempo suficiente para fazer uma boa avaliação”, diz o diretor do Instituto AGP, Antonio Perina. Apenas 3% dos trabalhadores e 8% das empresas estão insatisfeitos com a novidade.

Outra revelação da pesquisa é que 60% dos funcionários sentem-se mais protegidos com o novo registro de ponto e apenas 6% não acreditam que haja mais proteção com a ferramenta; 70% das empresas acreditam que estão protegidas e 8% não perceberam a melhora. O relacionamento e confiança entre ambos melhorou 59%, e 14% não acreditam nessa melhora.

Criado com o propósito de inibir fraudes, o novo relógio tem sido criticado por alguns empresários, sob alegação de ser pouco eficiente e aumentar custos. A pesquisa mostra que empresas e trabalhadores aprovam a nova tecnologia, que já reduziu em 28%, no universo dos entrevistados, o volume de questionamentos sobre recebimento de horas extras.

*Por Portal Economia SC

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