A vocação turística de Florianópolis sempre mereceu atenção especial da ACIF. Um dos projetos encampados pela entidade e que beneficiaram diretamente a qualidade do turismo na cidade, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) fechou balanço de sua primeira temporada de funcionamento com resultados positivos. Segundo Luiz Carlos Padilha, gestor do CAT, cerca de mil pessoas foram atendidas durante a temporada de verão, média superior a 300 por mês.
Para Padilha, o número é expressivo. “Apesar de ser a primeira temporada de funcionamento e de estarmos aprimorando o trabalho, atendemos turistas de várias partes do mundo, principalmente brasileiros e argentinos. Isso é importante porque o Norte da ilha recebe 80% do fluxo de visitantes no verão e na região não havia nenhuma estrutura deste tipo para atendê-los. Inclusive, recebemos muitos elogios pelo trabalho”, destaca o gestor.
O CAT, uma iniciativa da ACIF, com o apoio da Policia Rodoviária Estadual (PRE) e da Prefeitura Municipal, foi inaugurado no dia 6 de janeiro deste ano. Localizado no antigo posto da PRE, às margens da SC-401, sentido centro-praias, o CAT continua aberto, só que com novos horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. “Ainda estamos definindo a estratégia para o restante do ano, como o atendimento aos sábados e algumas parcerias com empresas privadas para divulgação de serviços como aluguel de carros, viagens e entretenimento”, explica Padilha.
No local, uma equipe de oito colaboradores treinados e mantidos pela ACIF está à disposição dos visitantes para tirar as principais dúvidas e fornecer amplo material de divulgação sobre a cidade como mapas, guias turísticos com informações de restaurantes, bares, hotéis e serviços. O CAT também conta com três estagiários, formados pelo Projeto Guias Mirins Turismo Legal, desenvolvido pela AFLOV e Univali, que atuam principalmente na área do turismo cultural. Ainda há a distribuição de guias da Santur, Setur, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Hotéis (ABH) e dos Núcleos Gastronômico (Ingleses e Coqueiros) e Imobiliário da ACIF.
O CAT Norte da Ilha é o quarto posto de informações turísticas de Florianópolis. Os outros ficam localizados no Terminal Rodoviário Rita Maria e na Lagoa da Conceição, onde funcionam dois postos: um no Casarão do Centrinho e outro na regional da ACIF.