O Conselho Estadual de Cultura, em sessão plenária inédita realizada no dia 03 de outubro de 2006 ,aprovou o registro da Procissão do Senhor dos Passos no Livro das Celebrações do Patrimônio Imaterial de Santa Catarina. De acordo com o parecer do CEC, “a Procissão do Senhor dos Passos é realizada em Florianópolis há 244 anos sem interrupção, sendo, dessa forma, a mais tradicional celebração de religiosidade popular do Estado de Santa Catarina”.
A proposta de registro, solicitada pela Fundação Catarinense de Cultura, foi publicada no Diário Oficial de SC em 22 de agosto de 2006.: “A Fundação Catarinense de Cultura, através da Diretoria de Patrimônio Cultural e com base no parágrafo segundo do artigo terceiro do Decreto nº 2.504, de 29 de setembro de 2004, vem através desse ato apresentar proposta de registro no Livro das Celebrações, da Procissão do Senhor Jesus dos Passos da cidade de Florianópolis (…)”. O projeto teve como proponente a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).
Patrimônio Imaterial Nacional
A Procissão do Senhor dos Passos também poderá tornar-se parte do Patrimônio Cultural Imaterial Nacional. A proposta , feita pela ACIF, está tramitando em Brasília. O conselheiro e ex-presidente da ACIF, Armando Gonzaga, responsável pelo projeto, informa que foi entregue ao Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), uma documentação com pareceres de historiadores, antropólogos e jornalistas com argumentos técnicos sobre a importância da procissão no contexto cultural do estado.
A programação começou no último domingo, 3. Acesse aqui as atividades que seguem até o dia 11 de abril.