Desta vez, estudo irá antecipar as tendências de consumo dos catarinenses para os meses de março, abril e maio de 2011, abrangendo a páscoa e o dia das mães
A ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e o Instituto Mapa divulgam, no próximo dia 29 de março, a segunda edição do Índice de Predição de Mercado, estudo que antecipa o comportamento do mercado consumidor e as tendências de consumo relacionadas ao poder de compra dos catarinenses para as principais datas comemorativas do ano. A segunda edição do estudo oferecerá aos setores de comércio, indústria e serviços um Raio X do que os catarinenses pretendem adquirir nos próximos três meses, abrangendo a páscoa e dia das mães. “A pesquisa tem se mostrado muito eficaz para o mercado. Através dela, os empresários catarinenses já puderam definir com antecedência decisões estratégicas, antecipando ou retardando ações de marketing, de logística, de condições de pagamento, entre outros para as festividades de final de ano”, explica a presidente da ADVB/SC, Maria Carolina Linhares.
A primeira edição do estudo, que antecipou as tendências de consumo para os meses de novembro e dezembro de 2010 e janeiro de 2011, apontou que 25% a 23% da população catarinense pretendia adquirir, naquele período, óculos de sol ou de grau, material de construção e móveis residenciais. A pesquisa indicou, ainda, que a procura por eletrodomésticos, aparelhos celulares e eletroportáteis continuaria grande, esses foram os três bens duráveis que completaram a lista dos seis mais desejados com 14, 12 e 10% de intenção de compra, respectivamente. Os demais bens duráveis que finalizaram a lista dos 12 itens mais cobiçados pelos catarinenses foram: carro ou moto (9%), joias e relógios (9%), computador (9%), aparelho de TV (9%), outros áudio e vídeo (8%) e, por último, imóveis (6%).
Com relação aos bens semiduráveis e não duráveis 48% dos catarinenses responderam que pretendiam gastar mais em vestuário do que no trimestre anterior (agosto, setembro e outubro). O gasto com supermercado também cresceria, de acordo com a pesquisa 52% dos catarinenses pretendiam gastar mais nos meses de novembro e dezembro de 2010 e janeiro de 2011 do que gastaram no trimestre anterior a pesquisa. “Observando a movimentação do mercado, pudemos perceber que os dados apresentados na 1ª edição do IPM realmente se confirmaram. Agora é aguardar a segunda edição da pesquisa”, esclareceu Maria Carolina Linhares.
Metodologia
Para concluir o estudo, o Instituto Mapa entrevistou, no período de 22 de fevereiro a 4 de março, 630 famílias distribuídas nos 19 municípios catarinenses com população acima de 60 mil habitantes, com abrangência das seis regiões do Estado (Grande Florianópolis, Sul, Norte, Serra e Meio Oeste, Vale do Itajaí, Oeste). Com base na intenção de compra futura, criou-se uma estimativa de compra. “Através da avaliação da pré-disposição da população para a compra de bens de consumo e imóveis, tivemos condições de indicar a tendência das vendas para o mercado catarinense para as principais datas do calendário do próximo trimestre”, revelou o diretor de relacionamento com o mercado do Instituto Mapa, Maurício Pantaleão.
O resultado foi colhido com base em uma ampla pesquisa feita com dois grupos distintos: situação econômica familiar e intenção de compra futura. Segundo Maurício Pantaleão, os resultados da situação econômica familiar possibilitam conhecer o clima junto às famílias catarinenses para o consumo, ou seja, o quanto a sua situação financeira está colaborando para que a sua intenção de compras se realize. Já o segundo grupo, trata-se de um conjunto de questionamentos que definem a intenção de compra de bens de consumo (veículos, informática, eletrodomésticos, vestuário e calçados, eletroeletrônicos, compras em supermercados) e imóveis (material de construção).
Serviço:
O que: divulgação do resultado da 2ª edição do IPM (Índice de Predição do Mercado)
Quando: terça-feira, dia 29 de março, às 9hs
Local: sede da ADVB/SC (Rua Presidente Nereu Ramos, 19 | 2º andar – Centro – Florianópolis/SC)
Informações: (48) 32245258/ www.advbsc.com.br
Com informações da ADVB/SC.