O Ministério do Trabalho e Emprego publicou nesta segunda-feira, 28, a Portaria nº 373/2011, que adiou o prazo da obrigatoriedade do REP (Registrador Eletrônico de Ponto) para 1° de setembro de 2011.
O documento publicado no Diário Oficial da União explica o processo de utilização de sistemas alternativos que empregadores podem usar para controlar a jornada de trabalho de seus funcionários. O governo também criou um grupo de trabalho que deve propor aperfeiçoamentos no Sistema de Registro Eletrônico do Ponto.
De acordo com o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, “a medida demonstrou sensibilidade do governo da presidente Dilma às questões que afetam a competitividade do setor produtivo”. Ele ainda destaca que a expectativa é de que a criação do grupo de trabalho ajude numa melhor compreensão da questão e na construção de soluções mais adequadas para empresas e trabalhadores.
Em relação à possibilidade dos acordos coletivos, a CNI consultou os diferentes segmentos produtivos da indústria e de outros setores, e concluiu que as empresas não acham esta solução satisfatória. Para o presidente da CNI, é preciso avançar em alternativas que melhor atendam à situação atual das indústrias.
Com informações da CNI.