Em tempos de turbulência econômica e concorrência exacerbada, como os dias que vivemos, avaliar cenários e tomar decisões com a velocidade necessária para manter a competitividade dos negócios pode ser algo bastante complexo e difícil. Sai na frente quem mantém uma empresa organizada, balizada pela gestão eficiente. “Mesmo durante a crise é possível construir empresas mais competitivas”, diz o diretor técnico do Excelência SC – Movimento Catarinense pela Excelência, Roberto Zardo. Ele fala sobre o assunto em evento no próximo dia 15 de abril, a partir das oito da manhã, no Centrosul, em Florianópolis.
A adoção da gestão pela excelência permite melhorar a organização desde as bases. “Muitas vezes, quando falamos com um empresário sobre os problemas da organização, ouvimos uma lista de sintomas: equipes desmotivadas, comunicação falha, resultados não alcançados, índices elevados de turn over e/ou absenteísmo, perda de talentos, perda de market share. Mas é importante buscar as causas desses sinais. Isso possibilita que, em vez de tomar um remédio para os sintomas, busque-se a cura das causas reais dos problemas”, diz Zardo.
Os participantes do evento também vão conhecer melhor a proposta da organização, que há mais de dez anos atua no estado e é a responsável por disseminar entre os catarinenses o MEG (Modelo de Excelência em Gestão), movimento liderado no Brasil pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). O evento é gratuito e voltado a administradores públicos, empresários, estudantes e gestores de instituições de apoio ao setor empresarial. A presença deve ser confirmada pelo fone (48) 3207-9210 ou pelo email incricoes@excelenciasc.org.br.