Loading...

3 de setembro: Dia da Guarda Civil

3 de setembro de 2021 - ACIF na História

3 de setembro: Dia da Guarda Civil

 

ACIF na História relembra a primeira guarda civil de Florianópolis, fundada em 1943 pela ACIF

Desde 1966, no dia 3 de setembro é celebrado o Dia da Guarda Civil no Brasil. Essa data tem a função de homenagear os profissionais dessa área que colabora com a manutenção da segurança e da ordem pública e que remonta a história do aparecimento das instituições de força policial em nosso país.

Atualmente, guardas civis têm a sua legitimidade assegurada pelo artigo 144 da Constituição Brasileira de 1988, especificamente o seu parágrafo 8º. Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.

Guarda Municipal de Florianópolis 

Com base na Constituição Federal no seu Art.144, parágrafo 8º. a Guarda Municipal de Florianópolis foi criada em 2004.

A formatura da primeira turma da CMF foi realizada no dia 21 de maio de 2004, no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis. Em 24 de maio, a nova corporação já prestava seus serviços ao cidadão florianopolitano.

Guarda de Vigilantes Noturnos: uma Instituição Benemérita  

Em abril de 1943 o Boletim Comercial da ACIF noticiava o sexto aniversário da Guarda de Vigilantes Noturnos de Florianópolis, fundada e administrada pela Associação Comercial de Florianópolis e fiscalizada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, tendo como  titular da Pasta, o Coronel do Exército Antônio Carlos Mourão Ratton, do 14º Batalhão de Caçadores, sediado em Florianópolis a convite de Dr. Nereu Ramos, Interventor do Estado.

A ideia da fundação da guarda surgiu em 1937 quando se repetiam, com assustadora frequência, os arrombamentos e roubos das casas comerciais, mesmo no centro da cidade, ocasionando prejuízos que se elevaram por vezes a dezenas de contos reis.

A Guarda de Vigilantes Noturnos de Florianópolis era mantida quase que exclusivamente pelo comércio e por particulares, recebendo como único auxílio do poder público, a subvenção de Cr$200,00, concedida pela Prefeitura.

Por isso mesmo, não seria fora de propósito um apelo às autoridades e ao povo de Florianópolis, no sentido de aumentar os recursos financeiros da simpática organização e consequentemente, melhorar o nível de vida desses abnegados vigilantes que velam, no bom ou no mau tempo, pela nossa tranquilidade.

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...