As jovens lideranças empresariais de toda Santa Catarina se reuniram, nos dia 18 e 19 de outubro, em Florianópolis, para a 155ª AGO – Assembleia Geral Ordinária – do CEJESC – Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina, que acontece uma vez por mês em diferentes cidades do Estado. A edição Floripa, organizada pelo Núcleo Multissetorial de Jovens Empreendedores, foi marcada pelo tema “Novos tempos” e apresentou uma programação diversificada de palestras, rodadas de negócios, jogos empresariais, jantar e muito mais.
18 de outubro, a recepção
Os Novos Tempos começaram com a chegada dos empreendedores no Stage Music Park, grande local de shows no Norte da Ilha. Na entrada, um túnel com projeções futuristas já demonstravam inovação. Após a recepção, o Presidente da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – Luciano Pinheiro, conduziu os jogos empresariais.
Os participantes foram divididos em grupos e separados por mesas redondas. Cada grupo administrou uma pequena empresa, montando fluxo de caixa, pagando despesas, separando capital para investimento, decidindo sobre abertura de franquias e, a cada rodada, novos desafios eram lançados para estimular o potencial empreendedor dos convidados. Ao final, Luc Pinheiro apresentou conceitos valiosos sobre gestão empresarial e guardou a surpresa sobre a mesa vencedora para o final do evento.
Aproveitando a atmosfera descontraída, o jantar foi servido e, logo depois, começou a festa que embalou as jovens lideranças.
19 de outubro, palestra e AGO
O networking não pode parar: às 9h da manhã na sexta-feira todos já estavam posicionados para o café da manhã e para a rodada de negócios, que é o momento reservado para a troca de cartões a apresentação de seus negócios, de forma que se criem oportunidades de negócios entre os convidados.
Junior Durski, Proprietário Madero
A palestra de Junior Durski foi inspiradora por ter incentivado a coragem para arriscar. O proprietário da rede de restaurantes que inclui o Madero e Jerônimo contou sobre os erros que fizeram com que os cinco primeiros restaurantes não apresentassem lucro nenhum e quais foram as atitudes que contornaram a situação: pequenas mudanças foram fundamentais para que o grupo se consolidasse como uma empresa com previsão de faturamento bilionário para o próximo ano.
Após discorrer sobre a trajetória de sua vida e dos seus empreendimentos, Junior abriu os números do Madero: em 2005, ano de lançamento do primeiro restaurante, eram 22 funcionários e um faturamento anual de 400 mil reais. Em apenas 13 anos a rede aumentou para 142 restaurantes em todo o Brasil, 6.000 funcionários e um faturamento de 930 milhões de reais.
AGO – Assembleia Geral Ordinária
O último e mais importante momento de toda a programação começou na tarde de sexta-feira e apresentou questões importantes para o progresso do jovem empresariado catarinense. Na ocasião, foi dada a palavra para o Presidente do Cejesc , Antônio Guimarães, ao VP Regional da Grande Florianópolis, João Luiz dos Santos Junior, ao Presidente da ACIF, Luciano Pinheiro, ao Secretário Municipal de Desenvolvimento e Turismo, Juliano Richter Pires, que representou o Prefeito da Florianópolis Gean Loureiro, a Presidente do Conselho Superior do CEJESC, Liandra Nazario Nobrega.
Luciano Pinheiro, Presidente da ACIF, discorreu sobre a importância do voluntariado como o fator de sucesso da Associação Comercial: “o espírito de inclusão e o associativismo faz com que a luta pela causa empresarial ganhe força a cada dia. Hoje são 65 empresários voluntários em cargos de diretoria”. Luciano apresentou conquistas atuais que fortalecem ainda mais o movimento: “Um dos projetos de sucesso é o escritório da ACIF em Boston que permite integração de negócios entre Santa Catarina e os Estados Unidos. Além disso, até o final do ano vamos lançar a rebranding da empresa e uma aceleradora de startups com os nossos próprios recursos”, completa.
Pesquisa da CONAJE
O levantamento sobre o perfil dos empresários do Estado de Santa Catarina determinou que a maioria pertence ao gênero masculino e possui entre 26 a 35 anos, sendo 84% graduados em ensino superior completo. Entre as empresas, 46% são micros e 19% são MEIs. O setor de serviços é responsável por 55% do volume empresarial e 28% corresponde ao comércio. A pesquisa realizada vale pela sua aplicação no cotidiano empresarial, já que por meio dela os núcleos terão a oportunidade de ambientar possíveis investidores ao cenário atual do Estado e, desta forma, facilitar a captação de recursos.
Política e Empreendedorismo
O Assessor de Desenvolvimento Econômico contou sobre a experiência na Câmara Municipal e falou sobre como a burocratização de processos e as normatizações desnecessárias para a comercialização de produtos interferem negativamente no cenário empresarial. Além disso, ele fala sobre a importância de questionar os gastos das câmaras municipais e da Assembleia Legislativa e a dificuldade na aprovação de projetos devido à máquina política que já está instaurada.
Ao final da AGO, os núcleos da ACIF tiveram a oportunidade de apresentaras as principais ações realizadas em 2018.
A entidade-mãe, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, agradece o envolvimento e dedicação de todos os membros da ACIF Jovem para a produção de uma Assembleia Geral Ordinária história para o CEJESC.
Veja a galeria completa de fotos: