Grandes líderes são grandes comunicadores. Este é o fundamento para quem almeja uma posição de liderança, seja em nível pessoal ou profissional. Mas, e se você não tem essa característica naturalmente? Fique tranquilo. Desenvolver a capacidade de se comunicar efetivamente é um conjunto de pequenas mudanças na interação com as pessoas.
Descubra aqui algumas dicas de comunicação que irão influenciar positivamente na maneira como as pessoas enxergam o líder que existe dentro de você.
1. Conquiste a confiança das pessoas
Pedir por confiança raramente funciona para fazer com que as pessoas confiem em você, de fato. Para que haja a entrega, você precisa se entregar também. Mostre que você é digno de confiança com atitudes, assumindo responsabilidades e riscos sempre em defesa de quem você quer liderar. Além disso, mantenha o canal da comunicação sempre aberto para que as pessoas se sintam à vontade em te contar o que acontece de fato.
2. Promova uma cultura de inovação
Líderes de verdade trazem sempre informações novas: além de dominar os assuntos pertinentes às funções que executa, é criativo para inovar e dar liberdade para que as pessoas inovem também. Afinal, grandes ideias não costumam ser o primeiro pensamento. É preciso lapidar rascunhos para se chegar à perfeição e isso só acontece quando há incentivo à liberdade para criar e expor ideias brutas.
3. Alinhe as expectativas
Saiba sempre onde as pessoas da sua equipe querem chegar, de modo que você saiba coloca-las nas atividades certas para desenvolver capacidades e enfrentar desafios. Com uma equipe motivada ao crescimento, todos saem ganhando.
4. Tenha interesse em aprender com a sua equipe
Pedir conselhos e ajuda para executar uma tarefa, não demonstra fraqueza. A partir do momento que a equipe respeita o líder pela sua capacidade e sabe que ele tem muito a ensinar, os funcionários se sentirão lisonjeados de podem dividir o seu conhecimento e se sentiram ainda mais motivados a aprender mais e mais.
5. Tenha uma mente aberta
Estar receptivo a novas ideias e pensamentos diferentes é fundamental para conversas abertas e produtivas. Além disso, mentes fechadas limitam oportunidades de aumentar a rede de contatos, de fazer negócios e, principalmente, de aprender.
6. Diminua o ego
O ego é uma das características mais destrutivas para líderes. Saber admitir erros e se colocar na posição de outras pessoas irá fazer com que as pessoas ao seu redor respeitem ainda mais a sua liderança.
Gostou das dicas? Aplique no seu cotidiano e perceba rapidamente as mudanças na sua relação com pessoas!