Loading...

Acifloripando no verão: roteiro Sul da Ilha

2 de novembro de 2018 - ACIF

Acifloripando no verão: roteiro Sul da Ilha

Neste final de semana se inicia o horário de verão, as temperaturas quentes e a alta temporada. É o momento em que o comércio é fomentado pelo grande número de turistas e as expectativas para este ano são positivas: segundo a Secretaria de Turismo, o Estado deve receber cerca de 8 milhões de pessoas.

A ACIF é uma grande apoiadora das iniciativas de incentivam o turismo com o intuito de alavancar a economia e o fortalecer o empresariado e, por isso, montou uma programação de verão imperdível. Hoje vamos desembarcar no Sul da Ilha. Venha ACIFloripar com a gente!

No Sul da Ilha a natureza, calma e rústica, predomina. As praias são pouco urbanizadas, há muitas colônias de pescadores e cultura açoriana. Apesar do ambiente mais tranquilo, há muito turismo, surfe, restaurantes, trilhas e belezas para conhecer. Separamos aqui alguns dos pontos mais belos do Sul da Ilha, confira!

Como chegar

Para chegar ao Sul da Ilha de carro há duas alternativas, partindo do Centro ou da Lagoa da Conceição. Quem está na região central da cidade deve passar o túnel Antonieta de Barros, seguir pela Via Expressa Sul e passar pelo trevo para acessar a Rodovia SC-405, que dá acesso ao sul da ilha.

Para quem está na região da Lagoa da Conceição, o caminho é costear a lagoa pela R. Laurindo Januário da Silva (Canto Lagoa) ou pela R. Ver. Osni Ortiga e depois seguir pela Rod. Antônio Luiz Moura Gonzaga para chegar à Lagoa Pequena do Campeche ou à Rod. SC-405.

O point do Campeche é uma área conhecida como Riozinho. Nesta área, que costuma reunir um público mais jovem, há quadra de vôlei de praia, barracas de comes e bebes e espaço para apresentações musicais no verão.

Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche é paradisíaca: areia branquinha e água cristalina, número controlado de pessoas e restaurantes de frutos do mar. Acesse a Ilha do Campeche por meio de barco que sai de hora em hora da praia do Campeche e também há opção de embarcar pela Armação.

Morro das Pedras

O Morro das Pedras é um dos cenários mais bonitos da Ilha: um costão ladeado por árvores com um mirante e um acidente geográfico que divide o Campeche da Armação. O inverno é marcado pela presença das baleias, que encantam moradores e turistas com suas aparições. Próximo ao Morro das Pedras está o Parque Municipal da Lagoa do Peri.

Lagoa do Peri

A Lagoa do Peri é perfeita para um passeio em família, mais tranquilo e com boa infraestrutura para os turistas. Possui bar, lanchonete e estacionamento e permite um dia de piquenique à beira da Lagoa. Para quem gosta de águas calmas e ar puro, a Lagoa do Peri é uma excelente pedida. Além disso, em um passeio pela lagoa é possível encontrar animais típicos da Mata Atlântica, como lontras, macacos-prego, gralhas azuis e jacarés-do-papo-amarelo. km², com o objetivo de preservar a região.

Armação, Matadeiro, Lagoinha do Leste

ARMAÇÃO FLORIANOPOLIS

A comunidade da Armação é uma tradicional vila de pescadores e ainda é um dos principais núcleos de pesca artesanal da Ilha. De lá partem barcos à Ilha do Campeche e também é possível alugar embarcações para mergulho em praias e ilhas.

Matadeiro, a praia seguinte, está rodeada por morros e floresta. É outro pico de surfe, parapente e dá acesso à trilha para a Lagoinha do Leste. Depois de um trecho inicial pela mata, segue-se o tempo inteiro margeando costões. O percurso pode levar até 2h.

Lagoinha do Leste é a praia mais selvagem da Ilha e sempre está na lista das mais bonitas do Brasil. Fica em um parque municipal coberto de mata e morros, com acesso apenas por trilha ou barco. Uma pequena lagoa e uma cachoeira completam o cenário.

Para quem gosta de trilhas, é possível chegar por dois caminhos: pelo Pântano do Sul  ou Matadeiro. A opção do Pântano é mais curta, porém apresenta um trajeto mais íngreme, enquanto o caminho pelo Matadeiro pode levar até 3h margeia o costão que separa as praias.

Ribeirão da Ilha

A cultura açoriana está presente em todos os detalhes que englobam a visita ao Ribeirão da Ilha. Da estrada à arquitetura, é possível sentir que está em um vilarejo português. Um dos grandes destaques deste passeio é a via gastronômica: um encontro do passado com o presente, da cultura açoriana com a cozinha contemporânea de Florianópolis. Não deixe de apreciar o por do sol antes de ir embora!

Você que está de passeio pelo sul da ilha ou que mora na Ilha da Magia, que tal conhecer a ACIF Regional Sul? Venha e conheça as nossas iniciativas para o desenvolvimento do empresariado local.

ACIF Sul:

Multi Open Shopping + Offices
Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339.
Anexo ao Impact Hub – Bloco B, Sala 101 – Rio Tavares. Florianópolis/SC.

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...