Loading...

ALIMENTAÇÃO REGISTRA MAIOR AUMENTO DOS ÚLTIMOS SEIS MESES EM FLORIANÓPOLIS

9 de março de 2016 - ACIF

ALIMENTAÇÃO REGISTRA MAIOR AUMENTO DOS ÚLTIMOS SEIS MESES EM FLORIANÓPOLIS

Reajustes nas mensalidades escolares e nos serviços domésticos também impactaram o custo de vida na Capital, que fechou fevereiro com alta de 1,10%.

Os gastos dos florianopolitanos com alimentação novamente foram altos em fevereiro e ajudaram a elevar o custo de vida na Capital, que fechou o mês com alta 1,10%. Dos principais grupos que compõem o índice, a Alimentação registrou o maior aumento dos últimos seis meses (0,97%). Subiram os preços dos Produtos Industrializados (1,46%), com destaque para os aumentos do refrigerante cola (6,87%), óleo de soja (5,63%), milho em conserva (4,44%), refrigerante guaraná (4,15%) e água mineral (4,12%); e também produtos In Natura (0,97%), tendo as maiores alta a cenoura (12,78%), a anchova (10,01%), o chuchu (7,33%), o morango (5,36%) e a beterraba (4,93%). Os números são calculados pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) desde 2007 por meio de convênio firmado entre as instituições.

O resultado de fevereiro foi 0,13 ponto percentual superior ao do mesmo mês em 2015 (que registrou 0,97%). Em comparação com o mês anterior, houve redução de 0,11 ponto percentual – janeiro teve alta de 1,21%. Já o acumulado dos últimos doze meses chegou a 10,44% e, no primeiro bimestre, a soma alcançou 2,32%. Além da Alimentação, também houve alta em Produtos Não Alimentares (0,65%) e em Outros Serviços (3,21%), este sendo impactado pelos aumentos nas mensalidades escolares (10,26%) e nos serviços domésticos (11,68%).

Os dados para o índice do mês foram coletados entre 1 e 29 de fevereiro de 2016. Confira o relatório mensal e a série histórica do IPC da Capital na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice

O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...