O termo Black Friday surgiu nos Estados Unidos, e acontece sempre depois do dia de Ação de Graças. São 24 horas de grandes ofertas em sites e também em lojas físicas, com descontos que podem chegar em até 90% dependendo da categoria do produto.
No Brasil a Black Friday chegou no ano de 2010, e para 2016 a estimativa é de alta de 34% no faturamento comparado ao ano de 2015, movimentando R$2 bilhões de reais.
Neste ano a data escolhida é 25 de novembro, próximo as datas festivas de fim de ano, sendo uma ótima oportunidade para economizar nas compras.
Um estudo inédito da Cielo, empresa de tecnologia e serviços para o varejo, fez uma análise do comportamento da Black Friday nos últimos cinco anos, a partir dos dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
O estudo identificou que entre 2012 e 2015, as lojas de e-commerce que participaram da Black Friday tiveram um salto significativo de 9 vezes mais nas suas vendas. O número de lojas físicas que se beneficiaram da sexta-feira de descontos dobrou para 43 mil no último ano na comparação com 2012. Essas lojas realizaram 3,6 vezes mais vendas em relação a uma sexta-feira comum.
“A Black Friday mostrou que veio para ficar, a data tem se comportado como um dos últimos grandes picos de compras do ano, substituindo parte do movimento do Natal. Principalmente para o varejista de e-commerce, é a grande oportunidade de bater a meta”, afirma Gabriel Mariotto, gerente de Inteligência da Cielo.
Observe seu estoque, ele deve estar suficientemente cheio para receber um número grande de pedidos e clientes, especialmente naqueles produtos que a oferta tiver com o maior desconto.
Aproveite esta oportunidade!