Na noite, do dia 26 de abril, o Dr. Ademar José Paes de Oliveira Jr, que faz parte do conselho superior da ACIF, ocupando a área da Saúde da Associação, lançou sua obra de referência nacional na área médica. O livro conta com a participação de médicos renomados de vários Estados e dos principais hospitais do país, como Albert Einstein, Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas de São Paulo e Instituto Nacional do Câncer.
O livro se chama “Cabeça e Pescoço”, do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que tem coautoria do radiologista Rainer Guilherme Haetinger.
Pouco ensinada nas universidades durante os cursos de Medicina, a área de diagnóstico em cabeça e pescoço é um verdadeiro território desconhecido a ser desvendado e será facilitada pela obra, que chega para suprir uma lacuna no ensino médico. Existe pouca literatura brasileira na área e esta especialidade vem sendo exigida cada vez mais nos exames do dia-a-dia, principalmente pelo grande desenvolvimento nos últimos anos das especialidades correlacionadas, como otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço, endocrinologia, oncologia e todas as demais que prestam assistência ao paciente com doenças nesta região do corpo.
A obra, composta de 22 capítulos e mil páginas de conhecimento, aborda doenças extremamente frequentes, como as de ouvido, nariz, garganta e tireoide, até alterações mais raras, embora graves, como malformações em crianças e reúne desde os fundamentos de anatomia até a revisão de conteúdo na especialidade e os termos cirúrgicos. A meta da publicação é oferecer aos profissionais da medicina um material de referência para a prática da Radiologia no país, abrangendo todas as áreas da subespecialidade e afins (otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço, oncologia, radioterapia, endocrinologia, cirurgia plástica e cirurgia crânio-facial, além de fonoaudiologia e odontologia.).
Médico Catarinense
Ademar José de Oliveira Paes Júnior é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina e tem doutorado em Radiologia pelo Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InRad – HCFMUSP). É diretor de Publicações Científicas da Associação Catarinense de Medicina (ACM); professor convidado da UFSC; responsável pela área de radiologia em cabeça e pescoço da Clínica Imagem e Hospital Baía Sul, em Florianópolis; editor da revista “Arquivos Catarinenses de Medicina”, órgão de divulgação científica da ACM; diretor executivo da Associação Brasileira de Clínicas de Diagnóstico por Imagem, palestrante frequente em congressos nacionais e internacionais e tem inúmeras participações em livros e publicações científicas.
A Associação reconhece e parabeniza o Doutor Ademar José Jr. por todo trabalho que desempenha.