A solenidade realizada na sexta-feira (5/4), na Capela Menino Deus, marcou a história de Florianópolis e do Estado de Santa Catarina com a entrega do Certificado de Patrimônio Cultural do Brasil para o livro das celebrações da Procissão do Senhor Jesus dos Passos. O certificado foi entregue pela presidente do IPHAN, Kátia Bogéa.
O reconhecimento foi obtido em 2018, após deliberação do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que considerou como uma das mais expressivas entre as diversas que ocorrem em todo o país. O ato confirma a riqueza de diversidade cultural brasileira, que se manifesta nas mais variadas formas e tradições regionais.
O certificado foi entregue à Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, à ACIF, autora da proposta, e às entidades que atuaram em defesa do processo como a Fundação Catarinense de Cultura, Fundação Franklin Cascaes, Prefeito Gean Loureiro, Senador Espidião Amin e a Deputada Federal Carmen Zanotto.
O presidente do Conselho Superior da ACIF, Sander Demira, recebeu o Certificado em nome da entidade. Em seu pronunciamento destacou a trajetória do processo desenvolvido pela entidade e homenageou o ex-Presidente, Armando Gonzaga, pelo seu trabalho e dedicação com o apoio do Relações Públicas, Manoel Timóteo de Oliveira.
A presidente do IPHAN, Kátia Bogéa, destacou a importância do reconhecimento do maior evento religioso de Santa Catarina e fez um agradecimento especial ao autor da proposição, Armando Gonzaga, pelo seu trabalho em benefício da cultura do Estado de Santa Catarina.
Fotos: Cristiano Adujar