Em parceria com o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade de Santa Catarina (Udesc), divulgamos hoje, dia 06 de setembro, o índice de Custo de Vida na Capital, que fechou o mês de agosto em alta de 0,31%.
O resultado do mês de agosto foi influenciado principalmente por aumentos com a Alimentação (0,32%) e Outros Serviços (1,86%), que neste mês expressaram aumento com cuidados pessoais, como corte de cabelo, manicure e pedicuro.
O aumento no grupo Alimentação foi puxado pelos subgrupos Produtos Industrializados (0,92%) e dos produtos hortifrutigranjeiros (0,16%), apesar da redução nos Produtos de Elaboração Primária (0,93%).
Porém, também houve redução nos Produtos não Alimentares (-0,65%) e Serviços Públicos (-0,47%), influenciando no comparativo com o mês de agosto de 2015, registrando queda de 0,64% ponto percentual (no ano de 2015 o resultado de custo de vida fechou em alta de 0,95%).
Em comparação com o mês anterior, também houve redução, de 0,56 ponto percentual – julho teve alta de 0,87%. A variação acumulada nos últimos doze meses é de 9,13% e, nos primeiros oito meses deste ano, a soma alcançou 6,11%.
O relatório mensal e a série histórica do IPC da Capital estão disponíveis na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag. O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto.