A segunda fase da campanha Despiratize chegou. Agora com o tema “Pirataria não é brincadeira”, a CDL de Florianópolis propõe uma reflexão sobre como a atitude de comprar produtos ilegais afeta toda uma população envolvida: aumenta o desemprego, aumenta a oferta de empregos irregulares e a exploração.
Produtos piratas são aqueles que reproduzem uma marca sem autorização ou que copiam produtos originais. Entre os produtos que costumam ser pirateados, estão: livros, filmes, roupas, softwares, calçados e até remédios. Considerado o crime do século XXI, a prática costuma ser financiada por grupos organizados e máfias internacionais. De acordo com a legislação brasileira, a pirataria é crime e a pena pode chegar a quatro anos de reclusão e multa.
Você, consumidor, pode optar por produtos que não copiem marcas famosas e vestir, calçar, ler e utilizar produtos de qualidade de fabricantes locais ou até mesmo, marcas que você pode pagar. Com valores mais baixos, os produtos originais de marcas regionais tem a mesma utilidade, além de terem excelente durabilidade, qualidade e garantia de funcionamento.
Ao fortalecer o comércio de produtos ilegais, prejudicamos os comerciantes que pagam fielmente seus impostos e geram empregos de qualidade à população. O consumo dos produtos piratas é motivado principalmente pelo baixo custo em relação aos produtos originais, mas isso afeta a vida de toda a população envolvida. Aumenta o desemprego, aumenta a oferta de empregos irregulares e a exploração de indivíduos.
Pirataria não é brincadeira!
A ACIF apoia a campanha e agradece a todos que não aceitem fazer parte deste comércio ilegal. Vamos juntos fortalecer o comércio legítimo de Florianópolis.