Loading...

Economia Criativa: desafios e tendências deste mercado promissor.

12 de abril de 2018 - ACIF

Economia Criativa: desafios e tendências deste mercado promissor.

 

A criatividade e a inovação são reconhecidas como a verdadeira riqueza das nações no Século XXI. Tanto que o mercado da economia criativa é um do setores mais promissores atualmente. Modelos de negócios ligados a moda, turismo, arquitetura, comunicação, artes e games estão comprovando todo este potencial, e apresentando crescimento até em períodos de retração econômica. A Economia Criativa é um dos setores que mais cresce em geração de renda, criação de empregos e ganhos na exportação. Segundo o Mapeamento da Indústria Criativa do Brasil, apenas em 2015:

 

A Indústria Criativa produziu R$ 156 milhões em riqueza para economia nacional – representando cerca de 3% do PIB.

Além de lucrativa, a produção intelectual e artística contribui para o desenvolvimento cultural e social, promove a reflexão sobre a realidade e renova o mercado em que está inserida.

Entretanto, para sobreviver ao mundo real, as empresas do setor precisam entender que é exigido mais que uma boa ideia para alcançar o sucesso. O empreendedor deve ficar atento à qualidade do seu produto ou serviço e buscar inovar na área em que atua.

 

Algumas tendências que revolucionaram o mercado de Economia Criativa:

 

NETFLIX e serviço de streaming:

Estratégias de luxo fundadas em exclusividade e atratividade de conteúdos “premium”.

 

Games e aplicativos:

Monetização de ofertas gratuitas com a inclusão de serviços pagos para clientes fidelizados.

 

Cinema de alto padrão:

Valorização da experiência de consumo na elaboração de espaços que aliam tecnologia e conforto.

 

Experimentação do Público:

O produto deixa de ser exclusivamente o ponto-chave, e abre espaço para elaboração de uma experiência inovadora, instigante e que encante o consumidor.

 

O maior desafio dos players da Economia Criativa é promover o encontro entre a obra e o seu público-alvo. Atender todas as expectativas de seus clientes depende mais da qualidade e do talento, do que propriamente o tamanho da empresa.

Bom, amigo empreendedor, a Economia Criativa é o espaço para boas ideias, mas ainda assim é necessário profissionalizar a sua atuação para acertar o grande pulo. Conte com a ACIF para tirar seus sonhos do papel e crescer investindo corretamente no seu talento.

Até a próxima!

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...