Network é uma prática bem mais profunda que encher sua agenda de contatos ou distribuir centenas de cartões de visita. Network se trata de elaborar uma rede útil, criar laços produtivos, alimentar relações profissionais e trabalhar bem para ser indicado.
O empreendedor que enxerga o valor estratégico do networking tem mais facilidade em conquistar clientes, conhecer investidores, validar sua ideia com especialistas do mercado e, sobretudo, ser ajudado nos desafios do seu negócio. Portanto, para ajudar você a consolidar uma rede útil, a ACIF preparou algumas lições básicas sobre como aprimorar sua técnica de network.
LinkendIn não é um Facebook profissional.
Muitas pessoas utilizam a rede para agregar amigos e uma infinidade de contatos improdutivos. Filtrar cada pessoa que entra para sua lista é uma forma de perceber novas oportunidades e de adicionar quem realmente tem potencial para uma conexão. Além de enviar e receber convites, publique conteúdos pertinentes ao seu mercado para chamar a atenção e curta, comente e compartilhe links interessantes que surgirem para você. Assim será lembrado.
Não espere uma necessidade aparecer para estabelecer contato.
Pequenas ações de relacionamento ajudam a construir uma boa imagem. Leu algum artigo interessante? Envie um e-mail amigável compartilhando. Foi noticiado de uma vaga? Indique e ajude na divulgação. Uma notícia importante para o mercado surgiu? Divida. Faça o que está ao seu alcance para fomentar o mercado sem esperar nada em troca. Pessoas mais utilitaristas têm dificuldades para nutrir relacionamentos, pratique a boa vizinhança.
Responda e gerencie seus e-mails.
Deixar as pessoas sem resposta atrapalha o networking. Mesmo que não seja de fato interessante para você ou pareça um incômodo, negativas educadas e respostas gentis constroem uma imagem positiva. A pior coisa é ouvir: “mandei um e-mail, mas nunca me responderam”. Hoje, boa parte dos servidores ofertam ferramentas de respostas automáticas ou identificadores de mensagens recebidas. Organize-se para não deixar uma má impressão ou deixar uma oportunidade de conexão passar.
Simpatia e educação são as bases para uma boa conversa.
O ponto de marcar encontros para network é encantar as pessoas com o seu negócio. Nem todos têm o dom da conversação, mas você pode ser simpático e apresentar bem sua empresa. Treine uma forma de falar com propriedade, sem exageros e sem forçar a barra. Demonstre como o seu produto pode ser útil e que é uma pessoa disponível para o diálogo. Entregar seu cartão é importante, mas o que conta no final é a sua postura e deixar uma boa impressão.
Cada empresário, com a prática, vai criando seus rituais e hábitos para network, muito próprios da sua personalidade. Seja qual for a sua marca, lembre-se que a impressão que as pessoas têm de você acompanha sua empresa. Bons negócios e conte com a ACIF para tudo que precisar. Até a próxima!