A poucos dias da data final para a entrega da declaração do imposto de renda, 28 de abril, poucas pessoas sabem que este processo pode ser marcado pela solidariedade.
A legislação brasileira assegura o direito de escolher onde aplicar parte do valor do Imposto de Renda. O valor é descontando do imposto já retido na fonte, em nenhuma possibilidade o contribuinte perde, já que a Receita destina parte do valor devido a uma entidade.
Na cidade de Florianópolis existe mais de 200 instituições cadastradas. A capital catarinense conta com pelo menos dois fundos aptos a manter projetos custeados por destinações deduzidas do IR: o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (com 90 entidades cadastradas) e Fundo Municipal do Idoso (com 111 entidades cadastradas).
Para doar no ato do preenchimento da declaração é necessário entrar na ficha “Doações diretamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente”, por exemplo, que fica no resumo geral do programa; depois selecionar um ou mais fundos cadastrados na lista fornecida; e por fim, informar o valor da doação que deve estar dentro do limite de dedução, calculado automaticamente pelo programa da Receita.
Pena que esta opção é pouco divulgada. Faça sua parte e compartilhe. 😉