O Canvas é um plano de negócio desenvolvido pelo suiço Alex Osterwalder, com o intuito de facilitar o entendimento completo de um negócio. Assim, o modelo tem o objetivo de descrever todos os elementos e fases que compõem um empreendimento, proporcionando a integração da organização.
Os componentes centrais para o sucesso de um empreendimento são: segmento de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades chave, principais parcerias e custos. Segundo o criador, organizando estes itens, fica mais fácil se ter uma visão 360º do negócio, entender forças e fraquezas e, assim, efetuar melhorias com mais facilidade.
A figura abaixo representa o Canvas e proporciona a visualização das principais funções de uma organização, possibilitando assim que empreendedores reflitam a respeito de cada função da empresa para, então, descobrir o que precisa ser feito a fim de conquistar clientes e aumentar os resultados do empreendimento.
Para preencher o Canvas, você irá trabalhar com uma metodologia criativa para responder as seguintes perguntas:
O que vou fazer?
A resposta é a proposta de valor
Para quem vou fazer?
A ideia é definir o público consumidor e as melhores maneiras de se relacionar com ele
Como vou fazer?
O objetivo é descobrir quais são os principais recursos, atividades e parceiros
Quanto vou gastar?
A finalidade é saber quais são as receitas e qual será a estrutura de custo para viabilizar o negócio
Para aproveitar bem a ferramenta, o empreendedor precisa saber que cada um desses blocos está relacionado com os demais e que os ajustes em cada fase podem ser feitos a qualquer momento, quantas vezes forem necessárias, para que seja possível perceber o negócio como um todo.
Esse é, portanto, o caminho para descobrir como se diferenciar, conquistar clientes, reduzir custos e obter receitas.
Como fazer
Para colocar em prática o Modelo de Negócio, basta seguir os nove passos explicados abaixo:
- Tem uma ideia?
Não tem problema se a ideia ainda precisar ser desenvolvida. O importante é inseri-la no quadro, pois isso ajudará a visualizá-la melhor.
- Nunca escreva diretamente no quadro
Usar os post-its é mais produtivo porque possibilita que ajustes sejam feitos em qualquer momento.
- Inicie o trabalho em qualquer bloco
No entanto, a dica é começar pela dupla proposta de valor/segmento de clientes, já que é nessa combinação que está a alma da empresa.
- Não tenha medo de errar
Ainda que a ideia não esteja muito clara, é bom praticar o planejamento com a ferramenta Canvas, pois visualizar a ideia ajuda a perceber o que pode ser aprimorado.
- Procure completar o lado direito do quadro
É melhor começar descrevendo a geração de valor para, em seguida, dedicar-se à organização da eficiência da entrega de proposta de valor, no lado esquerdo.
- Não tem problema se houver pontos em branco
Neste caso, o empreendedor pode tomar o tempo que precisar para completar, modificar, escolher e refinar o modelo.
- O modelo é um roteiro para registrar e validar hipóteses
Atualizar o modelo de negócio é uma maneira de competir com concorrentes que estão sempre aprimorando os seus processos.
- O modelo possibilita reflexões sobre o rumo dos negócios
Trabalhar constantemente no quadro é uma forma de visualizar melhorias periódicas no empreendimento.
- Teste as hipóteses
Usar o quadro serve para registrar e aperfeiçoar as ideias. Mas, antes de implementá-las, é bom buscar formas de validar com o cliente se a hipótese tem sentido. Procure fazer protótipos, demonstrações, propostas e ouça os feedbacks, que sempre ajudam a definir o modelo de negócio.
Como o Modelo de Negócio vai me ajudar a lucrar mais?
É preciso lembrar que a inovação é a chave do sucesso. O Modelo Canvas possibilita ao empreendedor elaborar inovações estratégicas que vão aumentar a competitividade da empresa. O Modelo de Negócio é, assim, uma maneira de incrementar os processos de gestão da empresa, o que leva necessariamente a melhores resultados, inclusive financeiros.
Fonte: Portal Sebrae