Educação e resiliência. Estas foram as palavras que deram o tom ao talk show Educação, Cidadania e Empreendedorismo, realizado na noite da última segunda-feira (03), na sede da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis. Mediadora da noite, a jornalista Maria Odete Olsen recebeu os empresários Ana Paula Calaes – Presidente da Escola Técnica Geração e vencedora do Prêmio ACIF Mulheres fazem a diferença na categoria Educação; Doreni Caramori Júnior – ex-presidente da ACIF e sócio do Grupo All; Elizete Lanzoni – professora doutora, PHD em Direito Ambiental, presidente da Comissão Permanente de Processo Disciplinar do Tribunal de Justiça de SC; Annalisa B. Dal Zotto – fundadora e diretora Geral da Par Mais e Marcos Marchezan (ACATE) para debaterem temas relacionados à educação e empreendedorismo.
Ao longo do bate-papo, os convidados compartilharam dicas sobre o que é determinante para empreender no cenário atual, bem como as principais dificuldades enfrentadas. Para Caramori, são necessários três componentes para crescer e prosperar neste cenário: Competências básicas de gestão; resiliência; e influência com o meio. “É primordial que a empresa esteja conectada com o seu meio e ele entenda que quem corre riscos, quem gera recursos, quem é a mola motriz de uma sociedade é o empreendedor”, disse.
Já o representante da ACATE, Marcos Marchezan destacou como a educação tem auxiliado no crescimento do ecossistema de tecnologia na Ilha e como ainda faltam profissionais qualificados para atender a oferta de vagas de trabalho. “Ainda temos um alto índice de mortalidade das empresas start-ups, pois ainda não aprendemos a empreender nas escolas e universidades. Mas hoje, mais do que nunca, é necessário buscar por atitudes de aprimoramento, uso de novos recursos e em nosso ecossistema podemos contar cada vez mais com incubadoras, programas de aceleramento, mas, sobretudo, é fundamental não ter o mindset da escassez”, aconselha.
Carla Lins.