Aumentos na tarifa de energia elétrica e no preço dos combustíveis para veículos influenciaram resultado do mês.
A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) divulga nesta quarta-feira (7), o Índice de Custo de Vida na Capital em novembro: 0,28%. Os dados para o índice do mês foram coletados entre 29 de outubro e 28 de novembro de 2016.
Os números do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) mostram que o resultado foi 0,48 ponto percentual inferior ao de novembro de 2015 (que registrou 0,76%). Em comparação com o mês anterior, houve elevação de 0,37 ponto percentual – outubro teve deflação de -0,09%.
A variação acumulada nos últimos doze meses é de 7,38% e, nos onze primeiros meses deste ano, a soma alcançou 6,50%.
O resultado foi influenciado pelas variações no grupo Alimentação (0,07%), Produtos Não Alimentares (1,40%, puxada pela alta de 5,04% nos combustíveis para veículos) e Serviços Públicos (0,85%, consequência do aumento de 3,48% na tarifa de energia elétrica). O grupo Outros Serviços não apresentou variação.
No grupo Alimentação, houve aumento nos produtos industrializados (1,05%, impactado especialmente pelos derivados do leite) e queda nos hortifrutigranjeiros (-1,74%) e nos produtos de elaboração primária (-1,28%).
Confira o relatório mensal e a série histórica do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Capital na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.