O Instagram Comercial é hoje um aliado no marketing digital, sendo uma ferramenta popular que pode ajudar a divulgar seu negócio. A rede social foi criada em 2010 e, desde então, tornou-se um dos aplicativos mais utilizados do mundo.
Atualmente, o consumo de conteúdo é baseado em imagem e vídeo, o que faz com que o Instagram Comercial seja uma forte mídia para as marcas. Por essa razão, seja no formato de post no feed ou nos stories, as publicações ajudam a fortalecer a imagem digital, humanizar as marcas e aproximar o público.
No caso das marcas, a conta comercial tem como finalidade divulgar produtos e serviços e ainda oferece ferramentas de análise para conhecer mais sobre o comportamento e dados demográficos dos seguidores. Além disso, para perfis de e-commerce, pode ser uma fonte de renda.
Sendo o Instagram Comercial um importante recurso para o marketing digital, confira alguns passos para desenvolver o seu negócio na rede social.
O Instagram pede boas imagens
Antes de qualquer coisa, o Instagram é uma rede social visual. Por isso, é muito importante que as imagens sejam atrativas. Se você tiver um restaurante, capriche nas fotos dos pratos. Por outro lado, se seu negócio for uma loja, ofereça a melhor apresentação possível dos seus produtos.
Apesar disso, nem sempre é preciso investir em um fotógrafo. Hoje em dia os celulares tem uma ótima resolução, e sabendo encontrar o melhor ângulo e garantir uma boa iluminação é possível ter fotos de qualidade.
Alguns aplicativos de edição de fotos também podem ajudar. Por exemplo, Snapseed e Vsco Cam oferecem alguns filtros e ferramentas de edição de imagens de forma gratuita. O Canva disponibiliza vários layouts prontos e editáveis que podem ser usados tanto para o formato de feed quanto para stories. Veja mais neste link.
É interessante fazer um planejamento. Estabeleça uma quantidade de posts por semana e verifique qual o melhor horário para fazer a publicação de acordo com o comportamento de seus seguidores.
Conteúdo de valor
Para criar uma estratégia de marketing digital para o Instagram Comercial da sua marca é importante pensar em um conteúdo que entregue valor ao público. Em consequência disso, se houver apenas posts tentando vender o produto ou serviço, o público não irá engajar.
Portanto, mescle as postagens essencialmente comerciais com dicas sobre o seu assunto e novidades do setor. Dependendo do seu nicho, pode ser interessante para o público ver os bastidores.
Incentive colaboração e use hashtags atrair novos seguidores no Instagram
Ao usar uma hashtag em seu post, a foto irá aparecer no feed da hashtag e permitirá que mais pessoas que tenham interesse no assunto encontrem seu perfil. Certamente utilizá-las é uma boa forma de buscar novos seguidores.
Primeiramente, analise quais hashtags são utilizadas com frequência no seu segmento e têm mais afinidade com o seu negócio. Além de incluí-la na legenda, interaja com outras publicações.
Você também pode criar uma hashtag para sua marca e incentivar a colaboração do público. Nesse caso, não esqueça de conferir os posts, na medida do possível, e interagir deixando o like e comentários.
Quais as vantagens de usar o Instagram Comercial?
O Instagram Comercial traz uma série de vantagens para trabalhar o marketing digital. Para usar uma conta comercial no Instagram você deve ir em Configurações e “Mudar para perfil comercial”. Consequentemente, seu perfil na rede social será vinculado a uma página do Facebook e passará a ter acesso à plataforma do Instagram de negócios.
Um dos grandes benefícios é o acesso ao Instagram Insights. Essa ferramenta é o Analytics da rede social, que fornece várias informações. Por exemplo, quais os dias e horários que os seguidores estão mais ativos. Oferece também os dados demográficos da audiência: gênero, idade e cidade. Além disso, traz as métricas das publicações e perfil no geral, como alcance e impressões.
Outra possibilidade da conta comercial que contribui para o negócio são os botões interativos. É possível incluir botões para ação de ligar, mandar mensagem, mandar email ou descobrir como chegar ao estabelecimento.
Para quem possui e-commerce, há também a opção Instagram Shopping. Com esse recurso, a compra online é facilitada dentro do aplicativo. O perfil pode colocar tags de produtos nas fotos e os usuários conseguem ir direto para a página de compra com um clique, sem sair do aplicativo.
Relacionamento com o cliente
No marketing digital é muito importante o relacionamento com o cliente. O Instagram é uma forma de facilitar essa conexão com o público.
Para isso, é importante interagir com os seguidores, responder mensagens diretas e comentários. Portanto, reposte stories positivos em que marcaram seu negócio.
Como saber que público atingir?
Finalmente, é indicado criar uma persona para saber qual o conteúdo mais adequado para o público-alvo da sua marca. Saiba mais sobre como criar personas para sua marca neste post.
Referência: Portal Sebrae