O prefeito eleito Gean Loureiro participou ontem de uma reunião extraordinária da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e defendeu a necessidade de união e diálogo entre o poder público e a sociedade para enfrentar momentos difíceis que estão por vir.
As dificuldades econômicas enfrentadas pela Prefeitura vão exigir mudanças na estrutura administrativa do Município. Gean disse que ainda não tem o projeto das alterações necessárias, que devem incluir enxugamento de secretarias e diminuição do número de cargos comissionados, e incentivou as entidades a apresentar sugestões.
Além de diretores, conselheiros e empresários associados à ACIF o encontro teve a participação de representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SC), do Observatório Social de Florianópolis e de entidades do segmento turístico. “Quero abrir e manter um diálogo produtivo com a sociedade, o que inclui associações de bairros, conselhos comunitários, associações empresariais e outros grupos organizados”, disse o prefeito eleito.
Ele destacou que a união vai ser importante para enfrentar temas espinhosos e deu como exemplo a tramitação do projeto que eleva o salário do prefeito. Se aprovado, o texto automaticamente faz subir também o teto salarial de um grupo de servidores do município e gera despesas extras de 120 milhões de reais no período de um mandato.
Gean também destacou a necessidade de um trabalho em parceria para implementar projetos que diminuam a burocracia e para aumentar a arrecadação do município sem elevação da carga tributária.
Presente no evento, o presidente do CRC, Marcello Seemann disse que há novas empresas que passam meses sem recolher tributos porque, sem obter as licenças necessárias, não podem emitir nota fiscal. Hoje o processo de abertura de um negócio na capital pode levar mais de 170 dias.
O Presidente da ACIF, Sander De Mira destacou a importância do encontro. “Recebemos o prefeito eleito e os vereadores Afrânio Boppré, Bruno Souza, Milton Barcellos, Pedrão e Rafael Daux e abrimos um canal de diálogo fundamental entre o setor público e a sociedade civil organizada em prol da construção de uma cidade melhor para todos”. Ele destacou ainda a apresentação de dados sobre as finanças do município e a discussão sobre o debate do papel do Observatório Social. “Nossa intenção é também estimular discussões sobre temas importantes para a cidade e tentar ser um ponto de convergência do legislativo e do executivo, o que é fundamental para a governabilidade”.
Lançada durante o evento, a chamada bancada de vereadores alinhada em prol de ações de desenvolvimento econômico teve adesões imediatas. O grupo deve dar atenção especial a temas que cheguem ao parlamento municipal e tenham importância para a geração de empregos e a diminuição dos entraves enfrentados por empresas que atuam na capital.
Veja quais candidatos a Prefeito e Vereador assumiram o compromisso de implementar as propostas da ACIF – ACIF
A entidade formulou e entregou aos sete candidatos a prefeito uma série de propostas objetivas que tem como premissas fundamentais o estímulo ao desenvolvimento econômico sustentável e a melhoria da gestão pública. Veja as propostas da ACIF.
Aperte o play e confira a reunião de diretoria na íntegra.